Federer vence Falla e avança rumo a ouro inédito

Campeão dos quatro Grand Slams do circuito profissional, das Finais da ATP e de vários dos Masters 1000, o suíço Roger Federer iniciou neste sábado a luta pela medalha de ouro olímpica, que ele nunca conquistou, com uma vitória sobre o colombiano Alejandro Falla.

Federer não tem boas lembranças na chave de simples de Jogos Olímpicos. O atual líder do ranking mundial foi derrotado na disputa pelo bronze em 2000, caiu na segunda rodada em 2004 e nas quartas de final em 2008. No entanto, nas duplas, ele é o atual campeão, ao lado de Stanislas Wawrinka.

Na quadra central do All England Club, o tenista de 30 anos teve dificuldades, mas bateu Falla por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 6-3, em 1h47min. Na segunda rodada, o suíço enfrentará o francês Julien Benneteau, que derrotou o russo Mikhail Youznhy por 2 a 0 (7-5 e 6-3).

Derrotado nas duplas pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares, jogando ao lado de Andy Roddick, o americano John Isner avançou na chave de simples ao vencer o belga Olivier Rochus por 2 a 0, com parciais de 7-6(1) e 6-1.

O próximo adversário de Isner será o tunisiano Malek Jaziri, que derrotou o taiwanês Hsun Lu Yh por 2 a 1: 7-6 (10), 4-6 e 6-3. Outro duelo da segunda rodada será entre o francês Gilles Simon e o búlgaro Grigor Dimitrov, que eliminaram respectivamente o cazaque Mikhail Kukushkin e o polonês Lukasz Kubot, respectivamente.

Cabeça de chave número 11, o espanhol Rafael Almagro estreou em um jogo difícil diante do sérvio Viktor Troicki, mas confirmou o favoritismo e levou a melhor: 2 a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(3), em 1h18min. Ele terá pela frente agora o russo Alex Bogomolov Jr, que levou a melhor diante do argentino Carlos Berloq.

Outro espanhol em Londres, o 14º favorito Fernando Verdasco foi surpreendido pelo uzbeque Denis Istomin e deixou o torneio ao perder por 2 a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(9). Istomin espera agora o vencedor do duelo entre o romeno Adrian Ungur e o luxemburguês Gilles Muller.