Divulgação
Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo.

A Federação Paranaense de Automobilismo (FPRA) está completando 46 anos hoje. Fundada no dia 29 de agosto de 1961, a entidade que administra o esporte motor no Paraná é hoje uma das mais atuantes do Brasil.

Desde os primeiros passos, o automobilismo paranaense se caracterizou pelo espírito de pioneirismo, revelando pilotos, notabilizando-se por novas praças esportivas e criando novas categorias.

Foi no Paraná que nasceram categorias que hoje são destaques do automobilismo brasileiro como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancadão de Tratores e Cadete (no kart). Também foi no Paraná que nasceram a Copa Brasil e o Sul-Brasileiro de Kart, entre outros.

Segundo Rubens Gatti, presidente da FPRA, o automobilismo paranaense hoje é muito forte, com pilotos em todas as categorias nacionais. ?Os paranaenses são hoje o maior contingente no Brasileiro de Marcas, Brasileiro de Endurance, segundo na Stock Car e Fórmula Truck. Brigam por títulos nas mais diversas categorias e este mês Maurício Neves sagrou-se campeão do Rali dos Sertões?, enfatiza Gatti.