Federação estadual de vôlei completou 55 anos

A Federação Paranaense de Vôlei completou, no dia 10 de abril, 55 anos de fundação. Em toda sua história estão catalogadas as principais conquistas do esporte no Estado e um dos melhores trabalhos de base do Brasil.

A Federação Paranaense de Vôlei foi fundada em 10 de abril de 1953, desmembrando-se da Federação Desportiva Paranaense, que até então promovia o voleibol do Estado através de um de seus departamentos.

Os principais nomes do voleibol da época e que estiveram presentes no ato de fundação são: Tasso Afonso Celso Facin; Waldemar Engelhardt; Hamilton Saporski Dal Lin; João Gualberto Richter; Robert Willian Albizu; Reinaldo Ramon; Lucir Gallieri; Orlando Brasil Soldati.

O atual presidente da FPV disse que ao longo dos seus 26 anos à frente da entidade, os trabalhos de base e de incentivo ao desenvolvimento do voleibol foram as suas maiores conquistas. Prova disso é que ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, apenas o Paraná tem todas as suas seleções de base na divisão especial dos campeonatos brasileiros. Segundo o presidente, gerir uma instituição que se mantém apenas de contribuições dos clubes, sem o apoio do poder público, como acontece em outros estados, é difícil, mas mesmo assim o Estado tem revelado grandes vencedores.

Não é por acaso que os dois melhores jogadores do mundo são paranaenses. Giba na quadra e Emanuel na praia são paranaenses, participaram das seleções de base, jogaram os campeonatos regionais metropolitano, iniciaram suas carreiras onde hoje estão outras centenas de atletas sonhando com o sucesso.

Hoje a Federação Paranaense de Voleibol tem sede na Praça Plínio Tourinho, em prédio cedido pela Prefeitura de Curitiba e é mantida pela contribuição dos clubes e prefeituras filiadas à FPV. Organiza campeonatos regionais metropolitanos e estaduais.

Voltar ao topo