Os três cabeças-de-chave que foram à quadra venceram suas partidas nesta segunda-feira, pela primeira rodada do Torneio de Halle, na Alemanha. A competição é disputada na grama, e serve como preparação para o Grand Slam de Wimbledon, que começa no dia 22 deste mês.

O checo Tomas Berdych, quinto tenista de melhor ranking entre os participantes, venceu o compatriota Jan Hernych em dois sets, com parciais de 6/4 e 7/5, e aguarda o vencedor do confronto entre o alemão Mischa Zverev e o australiano Joseph Sirianni na segunda rodada. Berdych foi campeão do torneio em 2007.

O russo Dmitry, sexto cabeça-de-chave, também enfrentou um compatriota, Igor Kunitsyn, e jogou os mesmos 22 games de que Berdych precisou para vencer com parciais de 7/5 e 6/4. O adversário de Tursunov sai do confronto alemão entre Bjorn Phau e Philipp Kohlschreiber.

Jogando em casa, o cabeça-de-chave número 8 Rainer Schuettler também precisou de apenas dois sets para superar o francês Marc Gicquel, com 6/3 e 6/4. O rival da próxima fase será o também alemão Benjamin Becker, que superou o romeno Victor Hanescu com duplo 6/4.

O grande favorito ao título em Halle é o suíço Roger Federer, que venceu cinco dos últimos seis torneios na cidade alemã. Ele só não ficou com o título em 2007, quando desistiu antes do início da competição – Tomas Berdych aproveitou-se da ausência e foi o campeão.

Caberá ao israelense Harel Levy a tarefa de vencer o número 2 do mundo pela primeira vez na grama alemã desde que Nicolas Kiefer conseguiu o feito, nas semifinais de 2002.