Favoritos eliminados em Saquarema

Saquarema – Algumas surpresas marcaram o primeiro dia de disputas da quinta etapa do SuperSurf 2004 na praia de Itaúna em Saquarema (RJ). Nomes como Teco Padaratz, Danilo Costa e Adílton Mariano, considerados favoritos para chegar à segunda fase, foram eliminados logo na primeira bateria. “Estou surfando bem, mas senti a falta do ritmo de competição. Não tenho treinado tanto, em razão de outros compromissos”, disse Padaratz. “As ondas estão difíceis, bem técnicas, e é preciso ter sorte para fazer a manobra certa.”

Guilherme Herdy, que estava disputando uma das etapas do Circuito Mundial (WCT), na Espanha, foi convidado a participar da competição em Saquarema e teve trabalho para vencer a bateria de estréia, contra Leonardo Trigo e Renato Wanderley. Herdy concorda que as condições climáticas justificam a eliminação de alguns nomes de expressão. “Se o mar estivesse em condições perfeitas, o Teco com certeza iria se sobressair sobre os outros surfistas, porque tem um estilo bastante agressivo e anos de disputa no Circuito Mundial”, comentou Herdy.

Mas o alto nível dos surfistas também explica algumas “zebras”. “Todos os competidores são bem preparados e, às vezes, um atleta que vem do qualifying tem a de surpreender”, disse Herdy. “Percebi que o nível dos competidores está muito bom, porque a bateria que enfrentei foi bem difícil”, contou Padaratz. “Mas para o surfe brasileiro atingir um nível alto, não só os competidores, mas a estrutura para os eventos precisa continuar se aprimorando.”

As ondas em Saquarema podem não estar totalmente do agrado dos surfistas – em torno de um metro, com a formação de tubos -, mas o clima para a competição melhorou bastante ontem, em relação aos últimos dias, com sol e muito calor. Para a alegria do público, a previsão é de que essas condições se mantenham, até o fim de semana.

Os dois primeiros dias do SuperSurf são semelhantes aos torneios qualifying de tênis, que classificam atletas de menor qualificação nos rankings para as fases mais importantes. Das baterias do primeiro dia participaram seis convidados e outros 26 surfistas, classificados entre o 31.º e o 46.º lugares do SuperSurf 2003, além do 19.º ao 28.º colocados dos torneios de acesso da Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional).

Hoje, entram no mar os 16 melhores surfistas de hoje e os que ficaram da 3.ª à 18.ª posição dos torneios de acesso. O SuperSurf 2004 termina no domingo.

Voltar ao topo