Se a prévia valer, o curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro no Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), será o poleposition na primeira prova da etapa de Curitiba, marcada para as 13h15 de amanhã.

continua após a publicidade

Ele foi o mais rápido no primeiro treino livre, realizado na tarde de ontem, no Autódromo Raul Boesel, em Pinhais. A sessão foi encerrada um minuto antes do final da meia hora prevista, por causa de um acidente entre Roberto Colciago e Michel Jourdain Jr.

Os carros entraram na pista exatamente às 15h30, sob forte calor. O treino serviu para adaptar ?à força? pilotos e bólidos com o clima, que deve ser esse para o treino de classificação de hoje (marcado para as 15h) e para as duas corridas de amanhã (às 13h15 e 15h20). A previsão, segundo o Simepar, é de temperaturas altas em todo o final de semana.

Talvez percebendo isso, Augusto Farfus e a equipe BMW  partiram para o treino pensando em acertar rapidamente o carro. E conseguiram, fazendo o melhor tempo do dia, com 1min25s895. A prova que o time alemão conseguiu deixar o carro com melhores condições foi a segunda posição de Jörg Müller, companheiro do piloto curitibano. Ele ficou a apenas três milésimos de Farfus, marcando 1min25s898.

continua após a publicidade

As outras equipes apresentaram maior equilíbrio, ficando atrás dos dois carros da BMW no mínimo três décimos. Cada escuderia colocou um carro entre os primeiros – Tom Coronel, da Seat, em terceiro (1min26s219); Alain Menu, da Chevrolet, em quarto (1min26s392); e James Thompson, da Alfa Romeo, em quinto (1min26s529). Luca Rangoni, outro da BMW, mas de uma equipe independente, ficou na sexta colocação.

O treino corria normalmente, só que a pouco mais de um minuto do final do tempo previsto, o italiano Roberto Colciago (Seat) e o mexicano Michel Jourdain Junior (também da Seat) se ?enroscaram? na entrada da parte mista da pista e acabaram batendo forte. A frente do carro de Jourdain ficou totalmente destruída. Os detritos na pista e a dificuldade na limpeza obrigaram a direção da prova a suspender o treino livre – e também o terceiro teste de pneus da Copa Clio, que aconteceria a seguir.

Empolgado

continua após a publicidade

O locutor oficial do autódromo, talvez animado pela festa da velocidade, acabou exagerando na narração do acidente entre Jourdain e Colciago. ?Vai ser uma prova quente. É só o início?, disparou, surpreendendo os torcedores e os que estavam trabalhando no AIC.