Depois de duas temporadas sem grandes resultados, Fabiana Murer quer reencontrar o caminho para voos mais altos. A saltadora já está na temporada de 2014 desde o início de outubro, quando recomeçou os treinamentos com vistas à temporada indoor, e avisa que não fará grandes mudanças na maneira de trabalhar, ao contrário do que ocorreu em 2012.

continua após a publicidade

Às vésperas da Olimpíada de Londres, a saltadora e seus técnicos, Elson Miranda e Vitaly Petrov, optaram por não disputar competições em pista coberta. O objetivo era garantir à atleta um período de treinamento inédito, totalmente voltado para Londres. Assim, Fabiana Murer não defendeu no Mundial de Istambul o título que havia conquistado dois anos antes, em Doha.

Mas, após a eliminação em Londres – quando não fez seu último salto na qualificação por causa do forte vento no estádio Olímpico -, a saltadora reclamou de “inconstância” em suas tentativas. Acostumada a um calendário extenso de provas, Fabiana Murer tinha participado de apenas cinco competições antes da Olimpíada.

Nesta temporada, faltou sorte à brasileira. De volta à temporada indoor, Fabiana Murer machucou o tendão de Aquiles esquerdo em fevereiro, retornando apenas nas provas de pista ao ar livre. No Mundial de Moscou, em agosto, a saltadora não conseguiu o bicampeonato e ficou em 5.º lugar.

continua após a publicidade

Coincidência ou não, 2012 e 2013 foram os únicos anos, desde 2008, em que Fabiana Murer não conseguiu saltar na casa dos 4,80 metros. No ano da Olimpíada, a melhor marca da saltadora foi 4,77m e, esta temporada, 4,75m. Ainda assim, ela ficou entre as 10 melhores do mundo.

SEM MUDANÇAS – Hoje, Fabiana Murer avalia que a mudança no calendário pode não ter atingido os benefícios que imaginava. “Conversei com o Elson e decidi fazer o que a gente fazia antes, sem muita mudança no treino e na técnica. Eu quis seguir o que a gente fez nos outros anos. Em 2012, não fiz a temporada em pista coberta e não sei se acabei me machucando também por causa disso. Acho que meu corpo acabou reclamando”, disse.

continua após a publicidade

Sem grandes períodos de descanso por escolha própria, Fabiana só não estará na pista nesta quarta-feira. Nesta terça, a atleta não teve escapatória e treinou na parte da manhã. A saltadora descansará no Réveillon e em 31 de janeiro embarca para a Europa. Mais uma vez, ficará baseada em Formia, na Itália, e já tem três competições agendadas: Moscou (2 de fevereiro), Estocolmo (6 de fevereiro) e Donetsk (15 de fevereiro).

Antes do Mundial de Sopot, na Polônia, em março – para o qual já garantiu índice -, deve fazer outras duas ou três competições. O plano de Fabiana Murer é voltar a evoluir em sua marca, estagnada desde 2011. “Esse é o objetivo: buscar bons resultados”. Em 2014, ela terá mais uma chance, antes da aposentadoria na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.