Se for apenas por currículo e experiência, o Palmeiras vai fazer na Copa Libertadores campanha bem superior à do ano passado. Afinal, no provável time titular da estreia, nesta quarta-feira, na Argentina, contra o Atlético Tucumán, todos os jogadores já disputaram edições anteriores e fazem a equipe ter em campo uma formação com bem mais vivência no torneio em relação ao elenco de 2016.

continua após a publicidade

Do goleiro Fernando Prass às opções mais prováveis entre os atacantes, pelo menos oito titulares estarão no mínimo na terceira participação no torneio. Ter um elenco “cascudo” e mais rodado foi uma das intenções da diretoria ao planejar 2017. Dos nove reforços contratados para esta temporada, três já foram campeões do torneio: Borja, Guerra e Willian.

continua após a publicidade

O Palmeiras iniciou a competição no ano passado de forma bem diferente. O time estreou contra o River Plate, do Uruguai, com seis titulares “calouros” no torneio. O empate fora de casa abriu uma campanha ruim da equipe, eliminada ainda na fase de grupos.

continua após a publicidade

“Temos agora um time experiente. Vários de nós já jogaram a Libertadores. Vale todo artifício que tiver na mão para saber valorizar o tempo e se adequar ao momento do jogo”, afirmou o zagueiro Edu Dracena, campeão do torneio pelo Santos em 2011. O defensor vai disputar pela sexta vez o torneio.

Edu Dracena considera a experiência fator importante para se dar bem na competição, pois admite ter sofrido quando jogou a primeira Libertadores. Em 2004, com o Cruzeiro, o zagueiro notou ser necessário mudar o estilo de atuar. “Senti dificuldade. Na Libertadores, jogam mais no corpo do que na bola para tirar você da jogada. Tem muita malandragem. Lembro na estreia, no México, o quanto sofri para marcar.”

O atual campeão brasileiro tem a competição como prioridade e tomou cuidado para fazer uma boa estreia. Desde a semana passada os treinos são fechados e nesta segunda-feira o time já viajou ao norte da Argentina em voo fretado, para evitar cansaço com uma possível escala em Buenos Aires.

A preocupação com logística levou o Palmeiras a pedir semanas atrás a antecipação do último jogo pelo Campeonato Paulista. O encontro com o Red Bull Brasil foi remarcado para sexta-feira, em Campinas, para facilitar a recuperação física e propiciar mais tempo para viajar até a Argentina.

No jogo contra o Red Bull, o técnico Eduardo Baptista procurou escalar uma formação parecida à da estreia na Libertadores. A principal mudança para o jogo na Argentina deve ser a colocação do colombiano Borja como titular.

Enquanto a equipe brasileira vai estrear na competição, o Atlético Tucumán já fez quatro partidas por etapas anteriores e, como o Campeonato Argentino está suspenso pela greve de jogadores, a equipe não entra em campo há duas semanas.

A estreia promete ser um teste complicado ao rodado time palmeirense. Pela análise da equipe, o adversário argentino, por ser estreante na competição, deve promover uma partida mais brigada do que disputada tecnicamente.

“Nosso time tem jogadores muito experientes, que jogaram na Europa e na seleção brasileira. Temos que mostrar a qualidade do Palmeiras, apesar de ser um jogo mais aguerrido”, afirmou Edu Dracena.