Experiência na pista de Tarumã vai contar ponto

A oitava e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, neste domingo, vai proporcionar o reencontro de Pedro Muffato com uma velha conhecida: a pista gaúcha de Tarumã.

O paranaense da M.A. Motorsport, equipe que recebe o apoio oficial da Scania na categoria, é, entre os pilotos em atividade no Brasil, um dos que mais participou de corridas no autódromo localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre.

Dos pilotos da F-Truck, Jorge Fleck, campeão nas temporadas de 1999 e 2000, é o único que tem mais experiência que Muffato nessa pista, uma das mais velozes do circuito nacional. “Principalmente por ser uma pista de alta velocidade, eu gosto muito de correr lá”, manifesta o piloto, que leva no caminhão número 20 as cores de Consórcio Nacional Scania, Rider, FAG, Refrescos Camp, VarigLog, Fankhauser, D?Brussus e Muffatão.

Em Tarumã, Pedro disputou provas da Divisão 4 – categoria equivalente à Stock Car do início dos anos 70, da qual foi o campeão em 1974 pilotando um Havalone/Chrysler -, da Super Vê, de endurance, de categorias de turismo e da Fórmula 2 Codasur e da Fórmula 3 sul-americana. No início dos anos 80, obteve em Tarumã a primeira vitória do chassi Muffatão, que produzia em parceria com o engenheiro argentino Oreste Berta.

Sem chances matemáticas de disputar o título, Muffato, sexto colocado na tabela de pontos, vai Tarumã “para cumprir tabela”, como ele próprio define. Todo o trabalho de desenvolvimento da equipe está focado nos novos caminhões que ele e o paulista Roberval Andrade, outro piloto da M.A. Motorsport, vão pilotar na temporada de 2004. “A meta é terminar entre os cinco primeiros”, estipula Pedro, que foi ao pódio cinco vezes no ano.

Pedro abriu a temporada com um quinto lugar em Goiânia. Em Guaporé, foi sexto e quebrou uma seqüência de quatro corridas seguidas estando no pódio. A série foi retomada em Cascavel com o quarto lugar, resultado que repetiria na prova seguinte, em Brasília. Em Londrina, mais um pódio, com a quinta colocação. Em Campo Grande, o paranaense ficou em sexto. Em São Paulo, obteve seu pior resultado no ano, o oitavo lugar.

A programação da F-Truck em Tarumã será aberta hoje, com dois treinos livres de 60 minutos, um às 14 e outro às 16 horas. Amanhã, haverá mais um treino livre de 60 minutos às 9 horas. Às 14h20, os pilotos vão à pista para o treino de verificação de fumaça. A tomada de tempos classificatória está marcada para as 15h30. A largada, no domingo, será dada às 14h15. A Rede Bandeirantes vai transmitir ao vivo.

A duas provas do término da temporada, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a seguinte:

1.º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 125

2.º) Wellington Cirino (PR/Mrcedes-Benz), 110

3.º) Beto Monteiro (PE/Ford), 96

4.º) Renato Martins (SP/Volkswagen), 92

5.º) Roberval Andrade (SP/Scania), 71

6.º) Pedro Muffato (PR/Scania), 51

7.º) Tiago Grison (RS/Volvo), 33

8.º) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), 24

9.º) Jorge Fleck (RS/Volvo), 22

10.º) Leandro Totti (PR/Ford), 18

11.º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 15

12.º) Fabiano Britto (PR/Scania), 13

13.º) Fred Marinelli (SP/Scania), 11

14.º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), 10

15.º) Diumar Bueno (PR/Volvo), 8

16.º) Eduardo Landin Fráguas (SP/Scania), 7

16.º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), 7

18.º) Andrey Capanema (PR/Volvo), 4

18.º) Luiz Zappellini (SC/Volkswagen), 4

20.º) Álvaro Broilo (GO/Iveco), 3

21.º) José Cangueiro (SP/Iveco), 2

21.º) Luiz Carlos Lanzoni (SP/Mercedes-Benz), 2

Voltar ao topo