Experiência fala mais alto no Rip Curl Rio Pro

A experiência falou alto ontem, no primeiro dia do Rip Curl Rio Pro, 8.ª etapa da SuperTrials e terceira e decisiva do Circuito Estadual de Surfe. Num dia em que muitos surfistas da nova geração mostraram que a renovação no esporte está garantida, dois atletas com passagem pelo World Championship Tour (WCT) se destacaram nas ondas da Barra da Tijuca: o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dornelles e o paulista Renan Rocha.

Dornelles venceu sua bateria sem problemas, conseguindo a maior pontuação do dia (13,17) nas ondas de cerca de um metro, com boa formação. Já Renan Rocha precisou usar toda sua experiência de nove anos no WCT (ficou até 2002) para conseguir uma vaga na segunda fase do maior campeonato de surfe do Rio de Janeiro este ano. Renan estava em terceiro até o último minuto quando pegou uma onda salvadora e passou para o segundo lugar. As baterias têm sempre quatro surfistas e os dois melhores avançam à fase seguinte.

A nova geração ficou longe de fazer feio, com destaque para Michel Adriano, do Ceará, que venceu as duas baterias que disputou, Ulisses Meira (PB), David Carmo (SP) e Salvador Lamas (BA). Renan, que por não ter disputado muitas competições no Brasil ano passado, foi obrigado a entrar já na segunda fase, ficou impressionado com o alto nível dos competidores.

“Houve uma evolução muito grande no surfe brasileiro. Os surfistas viram que dá para viver de surfe e estão correndo atrás de seu espaço com determinação. É muito estimulante competir contra surfistas novos, de Norte a Sul. Antigamente o pólo do surfe era só Rio, São Paulo e Santa Catarina”, disse o surfista de 32 anos.

Ontem foram disputadas 27 baterias, 16 da primeira e 11 da segunda fase. Hoje, a partir das 8h, está prevista a continuação da segunda fase e toda a terceira, na qual já estarão na água alguns dos principais pré-classificados, como Leonel de Brizola, quinto do ranking estadual, o catarinense Guga Arruda e o baiano Salvador Lamas.

A competição vai pegar fogo no sábado, quando os melhores dos rankings, tanto da SuperTrials quanto do Circuito Estadual entram na água, com destaque para Raoni Monteiro, o surfista de Saquarema que aos 21 anos acaba de garantir um lugar no WCT de 2004, Gustavo Fernandes, Heitor Alves, Marcelo Trekinho, e Yuri Sodré, entre outros.

O Rip Curl Rio Pro, que oferece R$ 35 mil em prêmios e 2.000 pontos no ranking para o campeão, tem o patrocínio da Rip Curl e da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O Rip Curl Rio Pro tem o co-patrocínio da Jamf e conta com o apoio de Sticle, Sky – Artes Gráficas, Revista Fluir, Olla, Flash Power.

Voltar ao topo