O ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner entregou-se à polícia de Trinidad & Tobago, na tarde desta quarta-feira, pouco depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitar ao país caribenho a prisão do dirigente, que também já foi presidente da Concacaf e que atualmente é membro do parlamento tobaguiano. Ele, entretanto, foi liberado após pagar fiança de US$ 2,5 milhões.

continua após a publicidade

Warner se apresentou em uma delegacia de polícia de Port of Spain, capital de Trinidad & Tobago, acompanhado de pelo menos um advogado. O ex-dirigente esportivo foi liberado com o compromisso de se reapresentar no dia 12 de julho.

Warner deixou o futebol em 2011, para evitar punições da Fifa em um escândalo durante a eleição presidencial da Fifa naquele ano. Nesta quarta, antes de se entregar, negou as mais recentes acusações de corrupção contra ele e garantiu não ter cometido qualquer irregularidade.

O ex-presidente da Concacaf foi uma das 14 pessoas indiciadas nesta quarta-feira nos Estados Unidos por acusações de corrupção. Dois de seus filhos admitiram culpa de acusações relacionadas. Warner disse que não foi questionado durante as investigações.

continua após a publicidade

Então presidente da Concacaf, entidade que gere o futebol nas Américas Central e do Norte e no Caribe, Jeffrey Webb, natural das Ilhas Cayman, é um dos sete dirigentes que foram presos pela manhã em Zurique (Suíça), pela polícia local, em cooperação com a Justiça dos EUA.

Horas depois da prisão de Webb, o hondurenho Alfredo Hawit, vice-presidente, foi nomeado presidente interino da Concacaf e vai ficar no cargo até que sejam realizadas novas eleições. Hawit, que comanda a Federação de Futebol de Honduras, também estava em Zurique, mas inicialmente não faz parte da lista de investigados pela Justiça dos EUA.

continua após a publicidade

Entre os presos estão também Costas Takkas (assessor de Webb), Eduardo Li (presidente da Federação de Futebol da Costa Rica) e Julio Rocha (ex-presidente da Federação Nicaraguense, do Comitê Olímpico da Nicarágua e da União Centro-Americana de Futebol).