Quatro meses após encerrar a parceria com André Sá, Thomaz Bellucci terá um novo treinador brasileiro em sua equipe na temporada 2019. Será o também ex-tenista Thiago Alves, que chegou a figurar na 88ª posição do ranking da ATP. Ele está afastado das quadras desde 2014.

continua após a publicidade

Alves vai trabalhar ao lado do técnico espanhol German López, que atua com Bellucci em sua base em Bradenton, nos Estados Unidos, onde o tenista mora há um ano. López não costuma viajar com o tenista para os torneios do circuito. Alves vai preencher esta lacuna, em algumas competições.

continua após a publicidade

O ex-tenista passou a trabalhar com Bellucci, atual 225º colocado do ranking, na pré-temporada, realizada na Flórida. “A pré-temporada foi muito boa. Tanto na quadra quanto na parte física. Consegui trabalhar muitas coisas que durante a temporada é mais difícil pela falta de tempo, porque são muitos torneios seguidos”, disse Bellucci.

continua após a publicidade

“Consegui fazer quatro semanas de treino, focar em coisas bem específicas. Foi bem legal estar preparado para começar a temporada e ter um ano melhor que o ano passado”, projetou o brasileiro, que já foi o 21º do ranking, mas chegou a sair do Top 300 no decorrer de 2018. Em recente entrevista ao Estado, o tenista admitiu que a temporada passada foi a pior de sua carreira como profissional.

Ao mesmo tempo, Thiago Alves manterá suas funções no Time Guga, na qual é um dos treinadores da equipe de alto rendimento liderada por Gustavo Kuerten. Tendo como base a cidade de São José do Rio Preto (SP), ele orienta os pupilos Matheus Alves e Natan Rodrigues, duas das apostas do Time Guga.

“Estou muito feliz com esse projeto com o Thomaz. Acredito muito que ele volte a estar entre os melhores tenistas do mundo. Tenho certeza que eu e o German faremos uma grande parceria”, disse Alves. “Conheço o Thomaz há muito tempo, treinei muito com ele e também nos enfrentamos algumas vezes. Conheço seu potencial e acredito demais no seu retorno.”

Bellucci vai estrear na temporada 2019 direto no qualifying do Aberto da Austrália. A fase classificatória terá início no dia 8 – a chave principal vai começar no dia 14. Seu melhor desempenho no primeiro Grand Slam da temporada é a segunda rodada, em 2010, 2011, 2012, 2014 e 2016.

O brasileiro já está em Melbourne, onde encerra sua preparação para a estreia no quali, na companhia de German López. Thiago Alves só deve chegar dias depois, na companhia dos seus pupilos juvenis.

Bellucci já definiu o seu calendário para a sequência da temporada. Mas não confirmou em quais Alves deve comparecer. Após o Aberto da Austrália, o brasileiro disputará uma série de torneios de nível challenger nos Estados Unidos, em quadra rápida: Newport Beach (21 janeiro), Cleveland (28 janeiro) e Dallas (04 fevereiro).