Não bastassem estar disputando ponto a ponto o topo da classificação na Bundesliga, a partida entre Bayer Leverkusen e Schalke 04 tem um motivo a mais para chamar a atenção dos torcedores do Coritiba.

continua após a publicidade

Nela, estarão frente a frente dois ex-jogadores do Alviverde, que deixaram saudades no Alto da Glória. Pelo time da casa, o zagueirão Henrique, que pertence ao Barcelona e está emprestado na Alemanha, encara pela 1.ª vez o ex-parceiro coxa-branca Rafinha.

O confronto está programado para hoje, às 12h30 (de Brasília), no estádio BayArena. E os dois falaram à Paraná-Online como está a vida e o futebol no Velho Mundo.

“Novato”, Henrique passa por período de adaptação

Não faz muito tempo, Henrique era a referência defensiva do Coritiba na disputa da Segundona no ano passado. Ao lado de Jéci, ele comandava um time que fez a alegria dos torcedores na emocionante campanha que levou o time para a Série A.

continua após a publicidade

Chamou a atenção de outros clubes e ele acabou acertando com a Traffic, que o colocou no Palmeiras e logo estava na seleção brasileira. Mas as mudanças na vida do garoto de Marechal Cândido Rondon, criado em Colombo, não parava por aí.

No Palestra Itália, veio o convite do Barcelona, da Espanha, que se encantou com o futebol de 1.ª do defensor. No entanto, ele faz uma espécie de estágio no Bayer Leverkusen, da Alemanha, para se adaptar melhor e chegar na Catalunha pronto para jogar ao lado de craques como Messi.

continua após a publicidade

Paraná-Online – O Rafinha te aconselhou na ida para o Leverkusen?

Henrique –
Eu conversei com o Rafinha e ele disse que seria muito bom para mim, isso me ajudou bastante.

Paraná-Online – Como está sendo a adaptação? Quais as grandes dificuldades na Alemanha?

Henrique –
Estou me adaptando muito rápido. Aqui é uma cidade boa, o grupo foi bem acolhedor e a maior dificuldade é a língua. Isso atrapalha um pouco.

Paraná-Online – Onde você acha que o Leverkusen pode chegar na Bundesliga?

Henrique – A gente tem uma equipe muito nova, mas com muitos jogadores de qualidade e meu pensamento é ser campeão e acredito que podemos conquistar o título.

Paraná-Online –
Quais os teus planos nessa temporada? A seleção está entre eles?

Henrique – Eu tenho em mente fazer uma boa temporada, ficar mais próximo do título e, com certeza, buscar a seleção, que é meu grande objetivo.

Paraná-Online – Na próxima temporada você já volta ao Barcelona?

Henrique – Estou me adaptando com o futebol europeu e, certamente, estarei pronto para, na próxima temporada, estar no Barcelona.

Paraná-Online – Qual a diferença que você mais sente entre o futebol brasileiro e o alemão?

Henrique – Aqui o futebol é muito mais corrido, mais pegado, é um jogo mais duro. Essa é a diferença do futebol brasileiro.

Paraná-Online – E o Coritiba? Dá para acompanhar daí?

Henrique – Acompanho direto, converso com amigos que ficaram lá e sempre acompanho pela internet, pelo carinho que tenho com o clube e, principalmente, com a torcida.

“Veterano”, Rafinha quer seleção principal

Apesar de jovem, Rafinha já é um veterano na Alemanha, onde está desde 2005, titular absoluto do Schalke 04, jogador da seleção olímpica e ainda um forte pretendente à seleção principal. Por isso, ele virou uma espécie de cicerone para Henrique em terras germânicas, mas garante que, dentro de campo, não tem essa de amigo. Isso porque o time do ex-Coritiba quer o título da Bundesliga, conquista que escapou por pouco na temporada passada. Se isso acontecer, o time deixa uma fila de 50 anos, já que o último caneco levado para Gelsenkirchen foi no longínqüo 1958.

Paraná-Online – Como você espera esse confronto contra o Leverkusen?

Rafinha – É um confronto direto em busca da melhor colocação na classificação. O Bayer é líder e, tanto nós como eles, temos um bom time então podemos esperar um ótimo jogo.

Paraná-Online – Enfrentar um amigo é diferente?

Rafinha – Procuro separar bem isso antes dos jogos. Durante os 90 minutos, procuro o melhor para meu time e não misturo a amizade.

Paraná-Online – Você ajudou ou tem ajudado na adaptação dele aí na Alemanha?

Rafinha – Sim, conversamos muito, estamos próximos um do outro, temos a mesma secretária internacional, temos o mesmo agente. Sempre que podemos, jantamos juntos e conversamos muito. Estou aqui já faz tempo. Então, têm muita coisas básicas que dou dicas pra ele e acabo ajudando.

Paraná-Online –
Depois do ‘quase’ no ano passado, quais os objetivos do Schalke nesta temporada?

Rafinha –
Como sempre, meus objetivos são títulos. O campeonato é sempre disputado e por isso tenho em mente subir na classificação.

Paraná-Online – E os teus objetivos pessoais? A seleção está nos planos?

Rafinha – Todos que me conhecem, desde a época do Coxa, sabem que meu maior objetivo é a seleção brasileira. Sempre procurei me focar quanto a isso e sei que terei mais oportunidades. Procuro estar sempre bem para, assim que for chamado, estar preparado.

Paraná-Online – Após as Olimpíadas, como está a tua relação com o clube?

Rafinha – Aqui não se fala mais nisso. Eles viram que briguei para defender meu país e isso é muito importante pra mim. Como já disse, a seleção sempre é minha meta.

Paraná-Online – Você pagou alguma multa?

Rafinha – Não paguei e nem penso em pagar.

Paraná-Online – E o Coritiba? Dá para acompanhar daí?

Rafinha – Com certeza, torço muito pelo meu time de coração. Acompanho tudo por aqui, através da internet e por telefone, com amigos. Vibro muito a cada vitória e não escondo que sou coxa-branca de coração.