Sem qualquer esforço, o Everton conseguiu nesta segunda-feira a sua classificação à quarta fase da Copa da Inglaterra. Em sua estreia na competição – os times da elite só entram a partir da terceira fase -, o clube de Liverpool goleou o Cheltenham, da quarta divisão, por 5 a 1, no estádio Abbey Business, em Cheltenham.

O seu próximo adversário no torneio de futebol mais antigo do mundo ainda não está definido. Ele sairá do confronto entre Sunderland e Bolton, da segunda divisão, que farão o “replay” (jogo de volta) no próximo dia 16, em Sunderland. Seja qual for o rival, o Everton jogará novamente como visitante, no fim de semana de 26 e 27 de janeiro.

No primeiro tempo, com muita facilidade, o Everton fez 2 a 0 com gols de Jelavic e de Baines (em cobrança de pênalti). Depois do intervalo, Leon Osman marcou o terceiro, Russell Penn diminuiu para o Cheltenham e Coleman e Fellaini completaram a goleada do clube de Liverpool.

No domingo foi realizado o sorteio da quarta fase da Copa da Inglaterra e os grandes não vão precisar jogar entre si. O Liverpool, por exemplo, pega o Oldham, da terceira divisão. O Chelsea enfrenta o Southend, da quarta divisão, ou o Brentford, da terceira.

Manchester United e Arsenal, por terem empatado seus jogos, vão ter que disputar o replay, contra West Ham e Swansea City, respectivamente. Se o Arsenal avançar, pega o Brighton, da segunda divisão, que eliminou o Newcastle. Já o Manchester encara Fulham ou Blackpool.