Começa nesta quinta, em Ponta Grossa, a 12.ª edição do Torneio de Basquete Master, que leva o nome de Mayr Facci, atleta da seleção brasileira na década de 60, e que reside em Ponta Grossa há vários anos.

O “gato”, como foi denominado pela imprensa mineira, durante um campeonato que disputou no auge da sua carreira, completou no último dia 7 de abril 83 anos de vida e ainda, mesmo com as limitações promovidas pelo tempo, ainda joga, e deverá participar do torneio na faixa etária para atletas com 65 anos acima.

A competição contará com cinco categorias em disputa, Pré-Veteranos (25 a 39 anos), Veteranos (40 a 49 anos), Master (50 a 59 anos), Super Master (60 a 64 anos), e Hiper Master (65 anos acima).

Ao todo 19 equipes estaria participando do torneio que terá vasta programação em dois ginásios tradicionais da cidade. Devido ao crescimento da competição, os ginásios Borell Du Vernay e Osni Vilaca Mongruel (Colégio Sepam) estarão abrigando as partidas.

Neste ano, um jogo de confraternização entre as mulheres veteranas do basquete pode marcar o início de uma versão feminina paralela dentro do torneio. Na sexta-feira será realizada uma partida amistosa da equipe adulta masculina, do Guarani/SER, que atualmente disputa o campeonato metropolitano, e se prepara para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná. O 12.º Torneio Mayr Facci terá seu encerramento no sábado com um jantar de confraternização no Rancho Dallas, local onde reside homenageado.