Uma semana depois de iniciadas prisões de líderes da Fifa a pedido da Justiça norte-americana, os Estados Unidos mostraram nesta sexta-feira que buscam ampliar seu espaço no futebol também dentro dos gramados. Em um jogo emocionante, viraram sobre a Holanda por 4 a 3, em plena Amsterdã, no início de mais uma data Fifa.

continua após a publicidade

Os minutos finais do jogo foram dignos das melhores partidas de uma Copa do Mundo. Williams empatou para os Estados Unidos aos 44 minutos do segundo tempo. A Holanda deu a saída, chegou rapidamente ao ataque e mandou uma bola no travessão. Os norte-americanos pegaram o rebote, saíram em contra-ataque, e viraram o jogo com o havaiano Bobby Wood, de apenas 22 anos.

A Holanda, que na sexta-feira que vem enfrenta a Letônia pelas Eliminatórias da Eurocopa, havia iniciado o jogo melhor na Amsterdã Arena. Huntelaar fez dois gols e chegou a 41 com a camisa laranja, tornando-se o segundo maior artilheiro da história da seleção, atrás apenas de Robin Van Persie (49). Passou Patrick Kluivert (40).

Vendido por mais de 27 milhões de euros do PSV para o Manchester United, onde vai jogar na próxima temporada, o garoto Memphis Depay, de 21 anos, fez o terceiro da Holanda. Os EUA, que chegaram a empatar em 1 a 1, descontaram com Brooks aos 25 do segundo tempo. Williams e Wood depois viraram o jogo.

continua após a publicidade

OUTRAS PARTIDAS – Também nesta sexta-feira, a Hungria recebeu a Lituânia e goleou por 4 a 0. Já a Escócia fez 1 a 0 no Catar. Os catarianos, que são investigados pelo suposto pagamento de propina para receber a Copa do Mundo de 2022, não jogavam na Europa desde 2010. Na atual excursão, já haviam empatado com a Irlanda do Norte.

Na quinta-feira à noite, em Lima, empate em 1 a 1 entre o Peru (primeiro adversário do Brasil na Copa América) e o México (adversário de domingo da seleção, em amistoso em São Paulo). Companheiro de ataque do agora flamenguista Paolo Guerrero, Farfán abriu o placar para os peruanos. Valenzuela deixou tudo igual para os mexicanos, que vão usar time reserva na Copa América e no amistoso do Allianz Parque.

continua após a publicidade

Já o Equador, que na próxima quinta-feira abre a Copa América contra o Chile, ficou no empate em 1 a 1 com o Panamá, na Cidade do Panamá, e manteve a má fase. Após a Copa do Mundo, a equipe fez sete amistosos, todos contra países latino-americanos, e só ganhou dois (Bolívia e El Salvador). Empatou com EUA e Panamá e perdeu de Argentina, México e Brasil. O Panamá, por sua vez, treina por mais um mês até a estreia na Copa Ouro, em julho.