Etapa Pé Vermelho abre o Circuito Paranaense de Corrida de Aventura

Com 106 atletas, divididos em 32 equipes (20 na categoria Expedição e 12 na aventura), começa hoje, às 10h, o Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, que na temporada 2004 vai integrar o programa estadual de incentivo ao turismo consciente em áreas naturais da Secretaria de Turismo e Paraná Turismo.

A etapa Pé Vermelho terá como palco paisagens formadas por serras, cachoeiras, canions e campos das cidades de Faxinal, Tamarana, Mauá da Serra e Londrina. A largada acontece na fazenda 4J, em Faxinal, para um percurso de 150 km.

E será justamente em Faxinal onde a maioria dos competidores vai poder se “deliciar” com os pontos mais belos da prova. Primeiro eles largam para dois trechos curtos de trekking, até atingir o canion do Rio Bufadeira, onde se encontram as cachoeiras Chicão (30m), Chicão 2 (90m) e Chicão 3 (110m). Após seis quilômetros caminhando próximos ao Bufadeira, os atletas vão chegar à primeira AT (área de transição) onde pegam suas bikes para vencer outros seis quilômetros até chegar à AT2, na Estância Barão do Rio Branco. Ali, voltam ao trekking, seguindo em direção a Mauá da Serra.

Desde o início da prova a orientação vai ser fundamental para que ninguém se perca pelo caminho determinado pela direção da prova. O desafio seguinte será o mais emocionante para os competidores. Ao atingirem a cachoeira do Senador, dois dos quatro integrantes de cada time farão o rapel. Serão 70 metros “ladeira” abaixo. “A previsão é que os primeiros times comecem a chegar para o rapel na boca da noite”, estima o diretor de prova Ricardo Costa. Do rapel, eles partem para outros 39 quilômetros de bike até Porto Santa Ida, na comunidade de Guairacá, onde começa o desafio na água. Em pleno Rio Tibagi, os atletas terão que vencer cerca de 35 quilômetros remando em duks com capacidade para dois atletas. Está programado um portage (saída do rio para evitar uma corredeira muito forte) onde cada dupla terá que carregar sua embarcação por 4,5 km.

Encerrada a canoagem, o desafio volta a ser por estradas rurais. A orientação contará muito nesta fase já que existem diversas estradas pelo caminho.

Novamente de bike os atletas percorrerão mais 4 km até a Cachoeira do Senador, em Tamarana, onde farão um rappel de 70 metros, já a noite.

Do rappel mais 39 km de bike até o Porto Santa Ida em Guairacá para o trecho de 40 km de duk no rio Tibagi.

Neste ponto, as equipes estarão atingindo a fase final da prova, quando eles trocam os remos pelos pedais, para os 19 quilômetros de bike até alcançar o Zerão, já na cidade de Londrina. Ao todo, o desafio será de 31 km de trekking, 85 km de bike, 80m de rapel e 35 km de duk.

O Circuito Paranaense de Corridas de Aventura é uma realização do Governo do Paraná e Londrina Conventions & Visitours Bureau, com apoios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Paraná Turismo, Paraná Esporte. A etapa de abertura conta com a colaboração das prefeituras municipais de Faxinal, Mauá da Serra, Tamarana e Londrina e do Cristal Palace Hotel.

Voltar ao topo