Estudo mostra que dupla Atletiba vale R$ 170 milhões

Um estudo divulgado pela empresa de auditoria BDO RCS Auditores Independentes coloca Atlético e Coritiba entre os 17 clubes brasileiros que possuem as marcas mais valiosas. O Furacão aparece em 13.º, com o valor de R$ 86,9 milhões. Logo em seguida, em 14.º, vem o Coritiba, cuja marca foi avaliada em R$ 83,3 milhões. Junta, a dupla vale R$ 170,2 milhões, perto de 17% do clube mais valioso: o Corinthians, que lidera o ranking e foi avaliado em R$ 1.005,5 bilhão.

Embora permaneça atrás do principal rival, o Coxa apresentou um valorização maior: 35,06%, em relação ao ano passado, quando sua marca valia R$ 54,1 milhões. A variação do Atlético, embora positiva, foi menor: 9,25%, saltando de R$ 75,6 milhões para os valores atuais.

O estudo considerou 18 variáveis para determinar o valor de cada marca, entre eles, dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados. Dentre estes fatores foram considerados como mais representativos as características e perfil das torcidas, seguido das receitas derivadas das marcas e a posição no mercado local.

No caso do Atlético, a torcida representa 45% do valor da marca, seguido de receitas (35%) e mercado (20%). Os números do Coritiba correspondem, respectivamente, a 48%, 33% e 19%.

A pesquisa começou a ser feita em 2004. De lá para cá, a marca do Atlético evoluiu de R$ 25,7 milhões para os R$ 86,9 milhões atuais, apresentando uma valorização de 70,43%. A do Coritiba valia 24,4 milhões naquele ano e valorizou 70,71% em oito anos.

Ainda segundo o estudo, em 2012 o valor total das 17 marcas mais valiosas do futebol brasileiro é de R$ 5,38 bilhões Os clubes que mais cresceram em valor gerado para as suas marcas, entre 2004 e 2012, foram: Corinthians, Flamengo,São Paulo, Internacional, Palmeiras, Grêmio, Vasco e Santos.