Até alguns anos atrás, era praticamente regra ver uma noiva trajada de branco no altar. Os tempos são outros e os vestidos nas mais variadas cores também fazem parte do vestuário. O que pode causar surpresa para alguns, porém, é ver o escudo de Coritiba, Paraná Clube ou Atlético no traje de casamento.

A inovação partiu do estilista curitibano Edson Eddel, que há mais de 15 anos trabalha na confecção de vestidos de noiva. Tudo começou no ano passado, quando ele sugeriu que uma noiva “ousasse” um pouco mais no visual para a esperada troca de alianças. Coxa-branca de coração, a cliente aceitou o desafio de entrar na igreja trajando não apenas um colorido diferente, mas algo que também tivesse a inclusão do distintivo do Coritiba entre o véu e a grinalda.

Divulgação/Wilian Sieminski
Vestido do Atlético: na saúde e na doença.

Eddel explica que para a mulher o casamento é muitas vezes um dos momentos mais importantes de sua vida. A utilização de um modelo exclusivo, com o emblema de seu clube, ajuda a tornar o ato único. “Pode até ser uma surpresa para o noivo. Mas muitas vezes é pelo clube ser a primeira grande paixão. Quem compra esses vestidos é torcedora mesmo”, ressalta. “É um retrato da mulher independente”, completa.

Atualmente, a linha de vestidos futebolísticos para noivas ganhou reforço em variedade. Eddel agora confecciona o material para mulheres torcedoras dos quatro grandes de São Paulo (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos). O assunto também virou novidade na capital paulista, após sucesso na internet, pelo grande número de compartilhamentos realizados por usuários do Facebook.

Divulgação/Wilian Sieminski
Vestido do Paraná: na riqueza e na pobreza.

O fenômeno mudou a rotina do estilista. Se até então apenas um ou outro vestido havia sido confeccionado com as cores e o emblema de clubes, em uma semana Eddel recebeu mais de trinta telefonemas de noivas interessadas no vestido futebolístico. “Viram que são peças criadas e elaboradas”, orgulha-se o estilista das noivas-torcedoras.