Em palestra realizada na tarde da última segunda-feira (28), no Footecon 2012, o diretor das categorias de base do Atlético, Raphael Biazzetto, destacou que o trabalho feito no Furacão está próximo do realizado no Barcelona, equipe sensação do momento.

“A partir de 1995 começamos investir em uma reformulação da nossa categoria de formação. Depois, com a construção do CT do Caju fomos aprimorando cada vez mais. Um exemplo é o Kleberson, campeão Mundial com a Seleção. Então, não estamos longe do Barcelona”, disse o dirigente.

Biazzetto destacou também que os clubes paranaenses deram o pontapé inicial para solicitar o certificado de clube formador junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O Atlético foi o primeiro clube no Brasil a pedir o certificado de clube formador para a CBF. Depois, Coritiba e Paraná Clube também protocolaram. O Estado do Paraná está sendo pioneiro nas adequações exigidas”, afirmou Biazzetto.

A equipe do Barcelona foi uma das mais citadas no Fórum Internacional de Futebol, realizado durante a segunda-feira, no Pátio Batel, em Curitiba. O coordenador do projeto, Carlos Alberto Parreira, concedeu uma palestra específica sobre o clube catalão.