Terminou na tarde desse domingo o 1.º Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas. A competição foi organizada pela ADFP (Associação dos deficientes Físicos do Paraná), Apedef (Associação Pontagrossense de esportes para Deficientes Físicos) e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, e contou com o patrocínio do Grupo MM Mercado Móveis.

Participaram nove equipes das mais diversas regiões do estado, e os curitibanos da ADFP/Fênix levaram a melhor, conquistando o título de forma invicta. Antes da partida final, o MM/Apedef, de Ponta Grossa, decidiu a medalha de bronze conta a UEM.

Nos 10 minutos finais o representante de Ponta Grossa administrou o placar, fechando o jogo em 43 a 22, e ficando com terceiro lugar do campeonato. O ala/pivô Vinícius da Luz, do MM/Apedef, foi o cestinha da partida, assinalando 16 pontos. Para o técnico Bem Hur Chiconato, a medalha de bronze é fruto do esforço de cada atleta.

“Não posso esquecer também de quem acreditou primeiramente nos nossos atletas. O grupo MM Mercado Móveis resolveu apostar na inserção destes rapazes através do esporte, e o resultado veio mais rápido do que esperávamos. Esperamos continuar crescendo a base de um trabalho persistente”, projeta o treinador.

A grande final reuniu os dois melhores times do campeonato. A ADFP/Fênix, de Curitiba, havia vencido o UDF, de Foz do Iguaçu na primeira fase da competição, e vinha como franca favorita a medalha de ouro. Mas, o que se viu foi uma partida emocionante desde os primeiros pontos. A diferença no placar sempre foi pequena, e decidida somente nos segundos finais.

Final de partida ADFP/Fênix 49×47 UDF/Foz do Iguaçu. A comemoração dos atletas de Curitiba, que contaram com a presença grande de familiares e torcedores, foi intensa.
Classificação final: 1.º lugar: ADFP/Fênix Curitiba, 2.º lugar: UDF Foz do Iguaçu, 3.º lugar: MM/Apedef Ponta Grossa e 4.º UEM Maringá.