Estados Unidos fazem a festa na competição de triatlo do Rio 2007

Os Estados Unidos dominaram a competição de triatlo do RIO 2007, realiada neste domingo, dia 15, na Praia de Copacabana. No feminino, Julie Ertel venceu com o tempo de 1h57min23s e fez a dobradinha no pódio com a compatriota Sarah Haskins, que conquistou a medalha de prata, à frente da canadense Lauren Groves, bronze. Entre os homens, o americano Andy Potts foi o mais rápido, com 1h51min31s, deixando a prata para o canadense Brent McMahon e o bronze para o brasileiro Juraci Moreira.

Potts se surpreendeu com a vitória. Ele fez o melhor tempo na natação, mas caiu para o 15º lugar na disputa do ciclismo. Na corrida, no entanto, ele reassumiu a ponta na última volta, chegando seis segundos à frente de McMahon.

Cansado, mas muito feliz com o resultado, Potts, número 3 do ranking mundial, disse que a vibração da torcida brasileira o ajudou a superar os adversários.

"Os canadenses fizeram uma boa tática na prova de ciclismo. Mas eu senti o apoio da torcida. Não acho que os brasileiros tenham nada contra mim. É claro que existem americanos que não são boas pessoas, mas sou apenas um atleta e tudo que faço é correr, pedalar e nadar. Estava confiante e meu corpo respondeu", declarou o americano.

O canadense McMahon declarou que teve um mal-estar durante a prova de ciclismo.

"Eu me senti mal por causa do calor que está fazendo aqui. Eu até treino na Austrália, mas mesmo assim, não temos a temperatura do Rio", disse o canadense.

No feminino, as americanas Ertel, Haskins e Sara McLarty lideraram por quase todo o tempo, mas na final McLarty ficou para trás, terminando a prova em décimo lugar. Ertel disse que as três tinham um objetivo em comum.

"Treinamos juntas e estamos acostumadas a concorrer umas com as outras. Para esta corrida, não combinamos quem iria ganhar, mas tínhamos como meta trabalhar em equipe para garantir que a vaga para Pequim fosse para os Estados Unidos", disse Ertel.

A nova campeã pan-americana de triatlo vem do pólo aquático, esporte no qual chegou a ganhar prata nos Jogos de Winnipeg-1999 e nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000.

Voltar ao topo