Estados Unidos, Cuba e Brasil conquistam medalhas de ouro no judô

Os Estados Unidos mostraram sua força no tatame do Pavilhão 4A do Riocentro neste sábado, dia 21. Judocas americanos ficaram com a medalha de ouro das duas categorias masculinas realizadas no terceiro dia do torneio da modalidade no Rio 2007. O país ainda conquistou uma prata na disputa feminina.

Na categoria até 73Kg, Ryan Reser derrotou na final o brasileiro Leandro Guilheiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Reser conseguiu um ippon (pontuação dada para um golpe perfeito, que encerra a luta) após um minuto de combate. As medalhas de bronze ficaram com o cubano Ronald Girones e com o canandense Nicholas Tritton.

O outro americano a subir ao alto do pódio foi Travis Stevens, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 81Kg. Stevens superou na final o colombiano Mario Valles com um ippon após 3min09 de luta. Franklin Cisneros, de El Salvador, e Oscar Cardenas, de Cuba, ganharam o bronze. Um dos destaques desta categoria, o brasileiro Flávio Canto, medalha de bronze em Atenas 2004, se machucou na semifinal, no confronto com Stevens. Flávio teve que abandonar a luta e foi levado para o hospital Barra D’or, onde foi constatada uma luxação em seu cotovelo direito.

Entre as mulheres, os EUA perderam a medalha de ouro na decisão da categoria até 57Kg. A brasileira Danielle Zangrando superou a americana Gotay Valerie em luta equilibrada. Zangrando venceu com um koka (pontuação mínima). A equatoriana Diana Villavicencio e a cubana Yagnelys Mestre ganharam o bronze.

Na última disputa de ouro do dia, a cubana Driulis Gonzalez mostrou ampla superioridade sobre a brasileira Danielli Yuri e conquistou o primeiro lugar. Após conseguir sucessivamente um koka, um yuko e um wazari, a cubana conseguiu imobilizar a adversária a 27 segundos do encerramento da luta. As medalhas de bronze foram para a venezuela Ysis Barreto e a argentina Daniela Krukower.

Voltar ao topo