O Paraná finalizou com salto positivo nas modalidades individuais de atletismo, judô e natação, pelos 19.º Jogos Abertos Brasileiros, em Cuiabá. Foram 25 medalhas entre ouro, prata e bronze no judô e atletismo durante os dois dias de competições.

continua após a publicidade

Nos tatames

Cerca de 300 judocas estiveram reunidos no Palácio das Artes Marciais Isso Sinohara, nesse final de semana. Vinte judocas de diferentes municípios defenderam o Estado.

Destaque para Bruna Luisa Gonçales, de Londrina, que, pela primeira vez, levou ouro no peso pesado +78kg, e bronze no absoluto, Camilia Helena Murakami, ouro na categoria leve -57kg e Fernando Guastalla, campeão do super-ligeiro.

continua após a publicidade

A medalhista mundial Edinanci Fernandes Silva (SP), que traz no currículo três edições olímpicas (Atlanta, Sydney e Atenas), marcou presença na competição disputando por São Paulo. Bruna foi a única paranaense a enfrentá-la no absoluto.

Nas pistas

continua após a publicidade

O atletismo reuniu mais de 200 atletas dos nove Estados participantes (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) na pista da Universidade Federal de Mato Grosso.

Para o Paraná, Rudy Prestes Carvalho, de Ponta Grossa, garantiu o ouro depois de marcar 1,93 no salto em altura. Aline Batista Rosa, também de Ponta Grossa, venceu o 400 metros com barreiras e ficou com o ouro depois de fazer a marca de 1’03”.

Divulgação
O combate de Bruna Luisa Gonçalves, de Londrina.

Delegação paranaense com altos e baixos em Cuiabá

Depois de perder a segunda consecutiva, dessa vez para o Cabo Frio (RJ) por 97 a 54, o basquete masculino de Campo Mourão está fora dos 19.º Jogos Abertos Brasileiros, em Cuiabá. Apesar do esforço do grupo, a chave, que contou com as duas equipes mais fortes do campeonato, Cabo Frio e Joinville (SC), não favoreceu os paranaenses. Campo Mourão saiu na frente fechando o primeiro quarto com apenas um ponto de vantagem (18 a 17). No entanto, a força dos adversários prevaleceu e acabaram virando para vencer. Os paranaenses, que já tinham perdido na estreia para Joinville (SC) por 104 a 60, não tem mais chances de medalha.

Já o feminino de Ponta Grossa garantiu a classificação do grupo B. A equipe venceu o primeiro confronto por 74 a 48 o Formosa (GO).

No futsal feminino Ponta Grossa não levou sorte e perdeu por 8 a 0 do Chapecó (SC), no domingo. A equipe, que havia perdido o primeiro confronto contra Goiânia (GO) por 5 a 4 está fora da competição. Já os meninos de Maringá fizeram bonito na quadra do ginásio Aecim Tocantins, no final da tarde de domingo. Os paranaenses golearam por 8 a 2 Uberlândia (MG).

No voleibol feminino, as meninas de Ponta Grossa acabaram perdendo por 3 sets a 2 para Campo Grande depois de uma partida difícil no ginásio Verdinho CPA. Apesar da derrota, Ponta Grossa, segunda no grupo, segue na competição.

O voleibol masculino de Araucária, que descansou no domingo, voltou a quadra ontem para enfrentar o São Bernardo do Campo (SP), no ginásio Verdinho CPA. As duas equipes seguem com uma vitória atrás do lugar mais alto do pódio.