O Paraná finalizou com salto positivo nas modalidades individuais de atletismo, judô e natação, pelos 19.º Jogos Abertos Brasileiros, em Cuiabá. Foram 25 medalhas entre ouro, prata e bronze no judô e atletismo durante os dois dias de competições.

Nos tatames

Cerca de 300 judocas estiveram reunidos no Palácio das Artes Marciais Isso Sinohara, nesse final de semana. Vinte judocas de diferentes municípios defenderam o Estado.

Destaque para Bruna Luisa Gonçales, de Londrina, que, pela primeira vez, levou ouro no peso pesado +78kg, e bronze no absoluto, Camilia Helena Murakami, ouro na categoria leve -57kg e Fernando Guastalla, campeão do super-ligeiro.

A medalhista mundial Edinanci Fernandes Silva (SP), que traz no currículo três edições olímpicas (Atlanta, Sydney e Atenas), marcou presença na competição disputando por São Paulo. Bruna foi a única paranaense a enfrentá-la no absoluto.

Nas pistas

O atletismo reuniu mais de 200 atletas dos nove Estados participantes (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) na pista da Universidade Federal de Mato Grosso.

Para o Paraná, Rudy Prestes Carvalho, de Ponta Grossa, garantiu o ouro depois de marcar 1,93 no salto em altura. Aline Batista Rosa, também de Ponta Grossa, venceu o 400 metros com barreiras e ficou com o ouro depois de fazer a marca de 1’03”.

Divulgação
O combate de Bruna Luisa Gonçalves, de Londrina.

Delegação paranaense com altos e baixos em Cuiabá

Depois de perder a segunda consecutiva, dessa vez para o Cabo Frio (RJ) por 97 a 54, o basquete masculino de Campo Mourão está fora dos 19.º Jogos Abertos Brasileiros, em Cuiabá. Apesar do esforço do grupo, a chave, que contou com as duas equipes mais fortes do campeonato, Cabo Frio e Joinville (SC), não favoreceu os paranaenses. Campo Mourão saiu na frente fechando o primeiro quarto com apenas um ponto de vantagem (18 a 17). No entanto, a força dos adversários prevaleceu e acabaram virando para vencer. Os paranaenses, que já tinham perdido na estreia para Joinville (SC) por 104 a 60, não tem mais chances de medalha.

Já o feminino de Ponta Grossa garantiu a classificação do grupo B. A equipe venceu o primeiro confronto por 74 a 48 o Formosa (GO).

No futsal feminino Ponta Grossa não levou sorte e perdeu por 8 a 0 do Chapecó (SC), no domingo. A equipe, que havia perdido o primeiro confronto contra Goiânia (GO) por 5 a 4 está fora da competição. Já os meninos de Maringá fizeram bonito na quadra do ginásio Aecim Tocantins, no final da tarde de domingo. Os paranaenses golearam por 8 a 2 Uberlândia (MG).

No voleibol feminino, as meninas de Ponta Grossa acabaram perdendo por 3 sets a 2 para Campo Grande depois de uma partida difícil no ginásio Verdinho CPA. Apesar da derrota, Ponta Grossa, segunda no grupo, segue na competição.

O voleibol masculino de Araucária, que descansou no domingo, voltou a quadra ontem para enfrentar o São Bernardo do Campo (SP), no ginásio Verdinho CPA. As duas equipes seguem com uma vitória atrás do lugar mais alto do pódio.