Estádios do Paranaense 2011 serão vistoriados

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou ontem o roteiro de vistorias nos estádios que serão utilizados no Campeonato Paranaense de 2011. As inspeções começam na próxima segunda-feira, em Paranaguá, e seguem até o próximo dia 13, em Curitiba.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, os estádios devem contar com laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e de engenheiro habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Representantes das entidades foram convidados a acompanhar as visitas.

Em 2010, alguns clubes tiveram problemas para liberar seus estádios. Operário e Cianorte começaram a disputa do estadual longe de casa – em Curitiba e Toledo, respectivamente. Já o Engenheiro Beltrão, rebaixado para a Segunda Divisão, passou a maior parte do torneio sem poder mandar jogos em sua cidade.

Segundo o presidente da Comissão de Vistorias da FPF, Reginaldo Cordeiro, o problema não deve se repetir em 2011. “Antes das visitas não dá para dizer como os estádios estão. Mas todos eles já estiveram liberados em algum momento e, se tiveram manutenção adequada não terão dificuldade. Os que passaram por reformas ou ampliações terão que apresentar laudos para as novas estruturas”, afirma.

Desta vez, o regulamento do estadual não exige capacidade mínima de público. Assim, o estádio que estiver com os laudos em dia será liberado para receber qualquer partida do campeonato, inclusive as finais, independente de quantos torcedores pode receber.

O Paranaense 2011 começa no dia 16 de janeiro. Para estrear em casa, Atlético, Paraná, Operário, Roma Apucarana, Cianorte e Paranavaí, mandantes na primeira rodada, devem estar com os laudos em dia no máximo até o dia 13 – 72 horas antes de suas partidas.

Já para Coritiba, Corinthians-PR, Rio Branco, Cascavel, Iraty e Arapongas, que jogam em seus estádios somente na segunda rodada, o prazo vai até o dia 16 de janeiro.