Uma das maiores autoridades em biomecânica em todo o mundo, o dr. Rein Haljand, da Estônia, estará no Brasil no período da etapa carioca da Copa do Mundo da Natação – 15 a 17 de novembro, no Parque Aquático Miécimo da Silva, em Campo Grande – para avaliação de nadadores brasileiros. Os escolhidos foram selecionados entre os que conseguiram índices em provas individuais para os Jogos Pan-Americanos de San Domingo (República Dominicana) o Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona (Espanha) – ambos em 2003 – e/ou são patrocinados pelos Correios – patrocinador oficial na CBDA.

Os testes, iniciados ontem, prosseguem até amanhã e consistem de avaliação prática do principal estilo do atleta por intermédio de filmagem de saídas, viradas e análise em computação gráfica, além de reuniões com os próprios atleta e seus respectivos treinadores. Este trabalho é um complemento ao programa de preparação da equipe brasileira para a principal competição do ano que vem, os Jogos Pan-Americanos.

O dr. Rein Haljand também participará após a etapa brasileira da Copa do Mundo da Natação, do 8.º Congresso Ibero-Brasileiro de Ciências da Natação, nos dias 18 e 19 no Espaço Cultural dos Correios, centro do Rio de Janeiro. O evento terá palestras de técnicos e médicos brasileiros e estrangeiros.