Barcelona – O futebol espanhol largou com vantagem na abertura das quartas-de-final da Copa da Uefa. Os três representantes do país, Sevilla, Osasuna e Espanyol, venceram ontem os jogos de ida e já podem projetar uma final caseira. Atual campeão, o Sevilla jogou em casa e derrotou o Tottenham por 2 a 1. Os ingleses saíram na frente, logo aos 2 minutos, com gol de Robbie Keane.

Mas Kanouté empatou aos 19, cobrando pênalti sofrido pelo lateral-esquerdo Adriano, ex-Coritiba. E ainda no primeiro tempo, aos 36, Kerzhakov fez o gol da vitória do time espanhol.

Mas a nota triste em Sevilha foi a briga entre torcedores do Tottenham e a polícia espanhola durante o primeiro tempo do jogo. Cerca de 4 mil ingleses foram ao estádio e o relato oficial é de que oito feridos foram levados para o hospital, mas nenhum com gravidade – um deles é policial.

Outros jogos

Em Barcelona, o Espanyol venceu o Benfica por 3 a 2, mas perdeu uma grande chance de praticamente garantir a classificação. Afinal, os espanhóis chegaram a abrir 3 a 0 no placar, mas permitiram a reação do time português.

O Espanyol fez dois gols no primeiro tempo, com Tamudo, aos 15, e Albert Riera, aos 33, e ampliou aos 13 do segundo, com Pandiani. Mas o Benfica reagiu e por pouco não conseguiu o empate. Nuno Gomes diminuiu aos 18 e Simão Sabrosa fez o segundo aos 20.

O melhor resultado do dia foi mesmo do Osasuna, que foi até a Alemanha e ganhou do Bayer Leverkusen por 3 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Cuellar, Lopez e Webo.

No outro jogo de ontem, o AZ Alkmaar recebeu o alemão Werder Bremen na Holanda, mas não saiu do 0 a 0.

Os jogos de volta acontecem na próxima quinta-feira.