A Espanha conquistou seu terceiro título europeu, ao vencer neste domingo a Itália, por 4 a 0, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, com gols de Silva, Alba, Torres e Mata, em jogo que consagrou a ‘Fúria’ como a primeira seleção a conquistar duas Eurocopas e uma Copa do Mundo em sequência.

Depois de alguns minutos de equilibrio no início da partida, a Espanha começou a se impor na qualidade do toque de bola. E foi assim que abriu o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo após boa jogada que começou no meio-campo e culminou em cruzamento de Fabregas na cabeça de David Silva, que abriu o placar.

Aos 41 da etapa inicial, foi a vez de mostrar que o contra-ataque é outra arma mortal da Fúria. Casillas começou a jogada lançando Alba. O novo lateral do Barcelona tabelou com Xavi e recebeu na cara de Buffon para marcar o segundo gol.

No segundo tempo, a ‘Fúria’ controlou a partida. A Itália lutou, mas não conseguiu superar a forte marcação do rival, principalmente depois o brasileiro de origem Thiago Motta deixou o campo três minutos após sua entrada, contundido.

Aos 39 minutos, após erro de passe da ‘Azzurra’, a bola caiu nos pés de Xavi, que deu nova assistência, dessa vez para Fernando Torres, que marcou o terceiro. Quatro minutos depois, Juan Mata recebeu livre do atacante do Chelsea, e deu números finais a goleada que valeu o terceiro título continental espanhol.