Esolha de Curitiba para sede da Copa 2014 é certa

Falta só estourar os foguetes, porque Curitiba já está na Copa de 2014. O anúncio das 12 subsedes será oficializado amanhã, às 15h30 (horário de Brasília), nas Bahamas, pelo presidente da Fifa Joseph Blatter, mas a capital paranaense já prepara sua festa.

Algumas listas com as 12 escolhidas entre as 17 concorrentes têm vazado, e todas incluem Curitiba. A última delas foi divulgada ontem pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo e revista Veja.

Segundo ele, as demais sedes serão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. A final seria mesmo no Maracanã, e o jogo de abertura estaria praticamente confirmado para São Paulo.

A relação bate com a divulgada há duas semanas pelo Portal Copa 2014, mantido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

As autoridades paranaenses também já foram informadas que a cidade estará no Mundial. Todos foram instruídos a não revelar publicamente a escolha, mas os indícios são fartos.

O próprio prefeito Beto Richa comentou, em almoço de confraternização com a imprensa esportiva na última quinta-feira, que a Rede Globo mandou instalar links para transmissão ao vivo em 12 cidades no horário do anúncio oficial. Curitiba é uma delas.

“Tenho convicção que Curitiba será uma das sedes”, falou o vice-governador e coordenador do Comitê para Assuntos da Copa de 2014 no Paraná, Orlando Pessuti, que acompanhará em Nassau, nas Bahamas, a oficialização da Fifa das cidades brasilerias. Os discursos otimistas contrastam com o conformismo de administradores de capitais que já se sabem alijadas, como Goiânia e Florianópolis.

A prefeitura de Curitiba e o governo do Estado, que uniram forças apenas na reta final da definição das subsedes, já têm a festa armada. O governo Requião delegou ao presidente do diretório municipal do PMDB e chefe da organizada ETA (Confraria Esquadrão da Torcida Atleticana), Doático Santos, a tarefa de preparar uma confraternização a partir das 13h30, no Calçadão da Arena da Baixada estádio escolhido para sediar as partidas.

A festa terá ares oficiais, com presença de secretários e chefes de órgãos do Estado, apresentação da Banda da Polícia Militar e telão com transmissão da TV Paraná Educativa que promete uma participação ao vivo de Orlando Pessuti. Já a Prefeitura monta um telão no Parque Barigui, que terá programação lúdica, musical e esportiva das 13h às 17h.

Voltar ao topo