A Eslováquia conseguiu nesta quarta-feira a classificação inédita para uma Copa do Mundo. Ao vencer a Polônia por 1 a 0, fora de casa, os eslovacos confirmaram a vaga na África do Sul, em 2010. A participação na Copa será a primeira desde a separação do país, em 1993. Antes, como Checoslováquia, chegou a conquistar dois vices, em 1934 e 1962, este último perdendo na final para o Brasil.

A vitória na Polônia fez a Eslováquia chegar a 22 pontos no Grupo 3, mantendo a liderança isolada. A segunda colocação e a vaga na repescagem das Eliminatórias Europeias ficou com a Eslovênia, que venceu San Marino por 3 a 0, também nesta quarta, e terminou com 20 pontos. Ainda pelo mesmo grupo, a República Checa, que tinha chances, empatou por 0 a 0 com a Irlanda do Norte e está fora da Copa.

Na partida em Chorzow, a Eslováquia chegou pressionada para conquistar a vitória. Isso porque na última rodada havia perdido em casa o confronto direto contra a Eslovênia, podendo até ficar sem a vaga direta caso fosse derrotada pela Polônia. Mas os poloneses facilitaram as coisas para os eslovacos. Logo aos três minutos de jogo, Gancarczyk marcou contra e definiu a partida.

Quanto à Eslovênia, garantida na repescagem, a seleção terá agora de disputar um confronto mata-mata para se classificar à Copa, com jogos de ida e volta. O adversário dos eslovenos será definido por sorteio, na próxima segunda-feira. As partidas já têm data marcada: 14 e 18 de novembro.