Equipe paranaense conquista Copa Panamericana de ginástica rítmica

A Associação Curitibana de Ginástica Rítmica (Aginarc) sagrou-se campeã por equipe e individual na categoria infantil da Copa Panamericana de Ginástica Rítmica, que está sendo disputada em El Salvador, na América Central.

?Sem o apoio do Provopar, não teríamos sequer viajado para a disputa da competição?, destacou o presidente da associação, Carlos Eduardo Vetromille Ribeiro, que pretende na volta da delegação homenagear a presidente do Provopar Ação Social, Lúcia Arruda, que ?sempre acreditou na seriedade de nosso trabalho?, acrescentou.

No individual, o título foi conquistado pela atleta Maria Caroline, sendo que Gabriela Gulin, também da Aginarc, ficou em segundo lugar. Na opinião da técnica Simoni Valente Ribeiro, a excelente performance da equipe curitibana deve-se principalmente aos esforços das atletas, que ?se submeteram a um exaustivo treinamento, inclusive nos domingos e feriados?.

A Copa Panamericana de Ginástica Rítmica contou com a participação de cerca de 400 atletas de 15 países. A Aginarc esteve representada por cinco atletas, pela técnica Simoni e pela arbitra internacional Lígia Gonçalves, de Umuarama. Este foi o segundo título internacional conquistado pela equipe paranaense. Em 2003, a Aginarc foi campeã do Torneio Internacional da África do Sul, em Stalleibash.

A Aginarc começou a participar das competições em 2001, quando sagrou-se campeã paranaense juvenil em Curitiba e medalha de bronze no Campeonato Brasileiro disputado em Aracaju (SE), quando teve duas atletas pré-convocadas para a Seleção Brasileira. No ano seguinte, a equipe conquistou o título do paranaense adulto disputado em Curitiba.

Em 2003, a Aginarc, além de conquistar o torneio internacional da África do Sul, foi campeã paranaense pré-infantil de conjuntos. Em 2004, depois de conquistar o título paranaense, a equipe Curitiba sagrou-se campeã brasileira e da Liga Nacional pré-infantil e juvenil. No ano de 2005, a Aginarc ganhou o torneio nacional em Blumenau (SC), os Jogos da Juventude do Paraná e conquistou os títulos nacional mãos livres (Salvador) e pré-infantil (Natal-RN).

Em 2006, foram conquistados os títulos paranaenses infantil e pré-infantil e a Copa de Estreantes, em Araucária. Este ano, a Aginarc venceu o IX Torneio Nacional, em Guarujá (SP) e foi vice-campeã brasileira infantil em Vitória (ES). A boa performance da equipe valeu a convocação da técnica Simoni Valente Ribeiro para ser auxiliar técnica da Seleção Brasileira, nos Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Vetromille Ribeiro conta que a associação só conseguiu participar desses torneios por causa de algumas parcerias importantes, como o Provopar e a Faculdade Santa Cruz. ?Eles sabem que a gente faz um trabalho bem feito, dando oportunidade para crianças que nunca teriam condições de praticar este esporte. Hoje, contamos com mais de 120 crianças em nossas escolinhas?, concluiu.

Voltar ao topo