Ontem, um primeiro grupo da seleção brasileira de natação viajou à Europa, onde começará a última fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres.

Esta etapa preparatória inclui duas passagens pelo Training Camp de Crystal Palace, em Londres, de 28 a 30 e de 6 a 11 de junho, os Torneios Marenostrum de Barcelona, 2 e 3 de junho, e de Canet, na França, 6 e 7 de junho, e o Troffeo Sette Colli, de 14 a 16 de junho, em Roma.

Antes de se instalar na Vila Olímpica, a Seleção de natação passa por um período de aclimatação em Crystal Palace, do dia 16 ao 23 de julho. Também em julho, a equipe B da natação brasileira, que tem como foco os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, compete no Torneio Quatro Estações, no Canadá.

Por enquanto, 20 atletas compõe a delegação brasileira que competirá em Londres 2012. São 15 homens e cinco mulheres, sendo 17 nadadores de provas individuas e dois do revezamento (Marcelo Chierighini e Nicholas Santos). Como as maratonas aquáticas estão incluídas no programa olímpico da natação, Poliana Okimoto também entra nesta lista.

O País ainda espera se classificar no revezamento 4×100 medley, que será definido pela Federação Internacional de Natação (Fina) até o dia 11 de junho, e na maratona aquática masculina, onde Allan do Carmo e Lucas Kanieski têm a última chance de obter vaga na Seletiva Olímpica de Setúbal, em Portugal, no dia 10 de junho.