Terminou na manhã deste sábado (04/09) a fase regional 2 dos 53.º Jogos Abertos do Paraná, que teve como sede a cidade de Irati. Foram nove dias de competições nas modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Somente o vôlei de praia feminino não teve jogos, pois Ponta Grossa foi a única cidade inscrita nos jogos, e por isso classificou-se direto para a final em Maringá. Exceto a bocha, futsal e bolão masculino, que tiveram os dois primeiros colocados garantindo vaga para a etapa estadual, nas demais modalidades somente o campeão passou para a final dos Jap’s.

Em Irati os destaques positivos foram as presenças de Jorge Edson, campeão olímpico de vôlei, em Barcelona, em 1992, que atuou por Telêmaco Borba, e Manta, jogador de futsal que integrou a seleção brasileira de futsal, e defendeu na regional a cidade de Ivaí.

O destaque negativo foi a irregularidade constatada na equipe de futsal masculino de Goioxim, onde um atleta estava atuando com a identidade de outra pessoa inscrita na competição, com uma foto plastificada em cima da original.

Um dirigente da equipe e o jogador flagrado em condição ilegal, tiveram que passar uma noite na cadeia, e além da eliminação dos jogos, responderão processo criminal na justiça comum.

Ponta Grossa foi a cidade que obteve o maior número de títulos, cinco no total. Irati veio logo atrás, com quatro conquistas.