Empate e confusão no amistoso tricolor

A temporada está só começando – após dois jogos-treinos, sábado o time disputou seu primeiro amistoso – mas o “novo” Paraná Clube está longe de agradar sua torcida. Um grupo mais exaltado, extrapolou os limites da arquibancada para protestar frente a frente com o presidente Enio Ribeiro. A manifestação conturbou o andamento do jogo diante do Joinville, no Pinheirão, que ficou paralisado por oito minutos. No final, empate em 1×1 entre paranaenses e catarinenses.

O técnico Caio Júnior reconhece que seu time ainda está em formação. Prova disso é que sequer o esquema tático está definido. Após utilizar o 3-5-2 no início dos trabalhos, neste amistoso ele testou um 4-4-2. A estratégia para a estréia no campeonato paranaense, no próximo domingo, em Apucarana, frente ao Roma, só será escolhida ao longo dos treinos da semana. O treinador lembra que Marquinhos ainda busca o melhor condicionamento e gradativamente ele poderá ainda utilizar Fernando Miguel, Sidnei e Ageu, que estão aprimorando a forma física.

No amistoso, o Paraná dominou as ações no primeiro tempo e abriu o placar com Flávio, aos 12 minutos. Após a jogada de Dauri, o centroavante tirou dois marcadores da jogada antes de marcar. O forte calor contribuiu para uma queda acentuada no ritmo da partida e o Joinville empatou seis minutos depois. O lateral Zé Carlos avançou livre de marcação e cruzou para o cabeceio certeiro do zagueiro William.

Caio Júnior voltou para a fase final com o ataque modificado. Dauri passou a jogar mais à frente, ao lado de Dennys e Marquinhos entrou no meio-de-campo. O time ficou mais ágil e pelo menos duas chances reais de gol foram desperdiçadas por Marquinhos. Em uma delas, ele não conseguiu dominar a bola tendo apenas o goleiro Marcelo Flores à sua frente. Com a seqüência de erros, um grupo de integrantes da Torcida Fúria Independente voltou suas atenções ao presidente Enio Ribeiro de Almeida, que acompanhava a partida à margem do gramado.

Os protestos começaram de forma natural, na arquibancada, com “coros” ofensivos à atual administração do clube. Como não houve resposta do presidente, os mais exaltados decidiram invadir o campo. Não havia policiamento no estádio, por opção do Paraná, e aproximadamente 30 torcedores cercaram Enio Ribeiro e cobraram uma prestação de contas das últimas transações. Apesar dos palavrões e de reclamações veementes, não houve agressão ao dirigente. Os torcedores queriam saber qual o destino dado ao dinheiro da venda de Márcio – alguns cobraram valores referentes à ida de Maurílio para a Arábia Saudita, mas o Paraná nada recebeu nesta negociação, pois o atacante é dono de seus direitos federativos. Após quase dez minutos de bate-boca, os torcedores foram persuadidos a deixar a pista de atletismo que circunda o gramado. Quando a confusão teve início, o árbitro Antônio Salazar Moreno paralisou o jogo. A partida teve seu reinício normalmente, mas não foram dados os oito minutos de acréscimo.

Reservas copiam os titulares: 2×2

Ontem foi a vez dos reservas do Tricolor entrarem em campo para uma partida amistosa, contra o Prudentópolis, no Estádio Newton Agbert. A partida terminou empatada em 2 a 2 e foi o último teste do Tricolor antes da estréia no campeonato paranaense, contra o Roma, no domingo.

O objetivo do técnico Caio Júnior, ao solicitar a movimentção, foi observar as peças de reposição da equipe em ação. “Queria ver a reação de cada atleta em situação de jogo e me surprendi positivamente com vários deles”.

A justificativa para a afirmação do treinador foi o fato de a equipe ter reagido apesar de sair perdendo por 2 a 0. Zé Maria abriu o marcador para o Prude aos dez minutos do primeiro tempo e aos 5 minutos da etapa final, Márcio aumentou para 2 a 0.

A reação paranista veio logo após uma ótima intervenção do goleiro Darci. Aos 15 minutos, o goleiro defendeu a cobrança de penalidade de Alê Menezes e deu novo ânimo a equipe. Dois minutos depois, Dennys, o melhor da partida, fez boa jogada e deixou Edvaldo na cara do gol para diminuir. Éverton, que entrou na segunda etapa, empatou a partida após o cruzamento certeiro de Róbson em cobrança de falta.

Voltar ao topo