Com a presença confirmada de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, a 10.ª Maratona Universitária de Eficiência Energética que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10h de amanhã. A maratona começa oficialmente na manhã de hoje, com todos os 59 protótipos inscritos passando por uma rigorosa vistoria técnica, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP).

continua após a publicidade

A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão conduzir os protótipos.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira, pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo.

continua após a publicidade