Com a presença confirmada de mais de 500 estudantes e professores de cursos de engenharia de 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros, a 10.ª Maratona Universitária de Eficiência Energética que terá a largada oficializada por Emerson Fittipaldi, a partir das 10h de amanhã. A maratona começa oficialmente na manhã de hoje, com todos os 59 protótipos inscritos passando por uma rigorosa vistoria técnica, no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP).

A vistoria é feita pela empresa Greeen Works, que presta serviços na área automotiva para várias montadoras, fabricantes e sistemistas. Os três técnicos vistoriadores têm como foco principal a segurança dos estudantes, notadamente aqueles que irão conduzir os protótipos.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

A indicação dos vencedores será na sexta-feira, pelo ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Emerson Fittipaldi, promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo.