Emerson Duda busca vitória na 1º etapa da Pick-Up Racing

A capital paranaense é o destaque do automobilismo nacional neste fim de semana. O motivo é a etapa de abertura da Copa BR Petrobras Pick-up Racing que vai acontecer neste sábado (26) e domingo (27) no Autódromo Internacional de Curitiba, considerado pela mídia especializada um dos melhores circuitos do país. O piloto paranaense Emerson Duda (Resibril / ICD Coatings), de 24 anos, que vai correr em casa, venceu a etapa de Curitiba em 2002 e está confiante em outra vitória nesta nova fase da categoria. “Correr em casa é sempre muito bom. Conhecemos muito bem o circuito e com certeza podemos contar com o apoio do público, que sempre prestigia a Pick-up Racing”, comenta Duda.

As primeiras movimentações no autódromo começam a partir de hoje (quarta, 23) com as equipes organizando os boxes e também preparando as pick-ups Ford Ranger, Chevrolet S-10 e Dodge Dakota, que compõem o grid da única categoria do mundo que utiliza o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível.

Segundo Duda, a Pick-up Racing vem crescendo e com as novidades nos regulamentos técnico e desportivo anunciados desde o inicio do ano pela organização do Campeonato, o público que acompanha a categoria pode esperar por muita emoção nas corridas. Para Duda, o Campeonato 2003 deve ser o melhor de todos os tempos, prometendo muitas disputas dentro da pista. “Vamos ter uma temporada fantástica. As mudanças nos regulamentos devem tornar a categoria mais atrativa”, diz.

Duda, que sagrou-se Vice-Campeão em 2002, já está com sua pick-up Ford Ranger pronta para acelerar. Depois de meses de preparação, a Hobby Car, equipe do piloto, finalizou os trabalhos de acerto na pick-up, que também ganhou um novo design, com uma pintura estilizada. “O pessoal da Hobby Car trabalhou forte na pré-temporada e isso me dá segurança para realizar uma boa corrida”, explica.

Temporada repleta de novidades

Segundo Emerson Duda, as principais novidades no regulamento técnico foram nos motores e nos freios das pick-ups. “Tivemos um aumento significativo na potência dos motores das pick-ups com relação à temporada anterior. São 20% a mais de potência, gerando 300 cavalos. Essa potência é representativa tratando-se de motores movidos a GNV. As pick-ups também terão freio nas quatro rodas, tornando as provas mais seguras”, revela. Depois do enorme sucesso do gás natural veicular (GNV) na temporada 2002, a organização também definiu que o combustível ecologicamente correto continuará abastecendo as pick-ups em 2003.

Quanto ao regulamento desportivo, as provas que em 2002 eram divididas em duas baterias de 25 minutos, agora passam a ser disputadas em uma única bateria de 40 minutos, com parada obrigatória nos boxes. Os pilotos também só poderão excluir dois resultados das nove etapas previstas para o Campeonato. Na temporada anterior os pilotos excluíam três resultados em 18 etapas. Entre as novidades destaca-se também a homologação de três novas pick-ups na categoria, que é a única do Brasil a promover uma competição multimarcas de automóveis. Além da Ford Ranger, Chevrolet S-10 e Dodge Dakota, as pick-ups Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Toyota Hilux estarão nas pistas.

Para Emerson Duda, que foi o primeiro piloto do mundo a vencer uma corrida utilizando o gás natural veicular, a principal característica da temporada será o equilíbrio entre os pilotos. “A categoria está evoluindo e deveremos ter um Campeonato muito bom, mas muito embolado, já que agora são dois descartes em apenas nove provas”, comenta Duda.

Os ingressos para o fim-de-semana já estão sendo vendidos nos postos BR credenciados, de Curitiba. O valor da entrada é R$ 10, mas quem der um quilo de alimento não-perecível, que será doado a uma instituição beneficente, pagará R$ 5. A Rede Bandeirantes (BAND) transmite ao vivo a corrida para todo Brasil a partir das 14 horas de domingo (27).Calendário da temporada 2003 da Copa BR Petrobras Pick-Up Rracing:

26 / 27 abril – Curitiba (PR)
31 / 01 junho ? a definir
05 / 06 julho – Campo Grande (MS)
02 / 03 agosto – Fortaleza (CE)
09 / 10 agosto – Caruaru (PE)
20 / 21 setembro ? a definir
11 / 12 outubro ? a definir
22 / 23 novembro – Rio de Janeiro (RJ)
13 / 14 dezembro – a definir

Voltar ao topo