O dia 15 de abril de 1973 não parece ter fim para o esporte brasileiro. Naquela data nasceram dois dos maiores atletas nacionais. Robert Scheidt está cada vez mais perto do seu nono título mundial na Laser – isso porque por anos ele competiu na classe Star. Já Emanuel Rego, no último fim de semana, colocou o seu nome no Guinness Book, o livro dos recordes.

continua após a publicidade

O brasileiro chegou ao seu 149.º título no vôlei de areia ao vencer – com Alison – a etapa do Guarujá (SP) do Circuito Brasileiro. Assim, se tornou o atleta a mais vezes ser campeão na modalidade, superando Karch Kiraly. O norte-americano é considerado o maior jogador de vôlei (em todas as suas variantes) de todos os tempos. É o único atleta campeão olímpico na quadra (1984 e 1988) e na praia (1996), foi eleito o jogador do século (XX) e encerrou a carreira com 148 conquistas.

“Há alguns meses, soube da proximidade de um recorde, que pertencia a Karch Kiraly, um recorde de títulos na praia. Kiraly tinha 148 conquistas. Hoje esse recorde é nosso, o Brasil tem o recordista mundial de vitórias no vôlei de praia. Não sei ainda o tamanho dessa marca. Só sei que é história”, escreveu Emanuel, em declaração reproduzida pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

continua após a publicidade

No total, Emanuel conquistou 77 títulos em competições da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), 57 em etapas do Circuito Brasileiro, sete na AVP (circuito norte-americano), dois ouros nos Jogos Pan-Americano, três no Rei da Praia (torneio que elege o melhor jogador do Brasil), dois no Rei dos Reis (disputa entre o melhor do Brasil e o melhor dos EUA), além do ouro olímpico nos Jogos de Atenas/2004.