Em torneio de basquete, olímpico será homenageado

Ponta Grossa recebe a parti desta sexta-feira (27) a 14.ª edição do Torneio Mayr Facci de Basquete Master, competição que envolverá atletas com mais de 35 anos de idade. Neste ano o evento envolverá cerca de 140 atletas, distribuídos em 14 equipes. Serão quatro categorias em disputa, sendo uma delas no feminino. Por quatro dias Ponta Grossa será palco do melhor basquete veterano do Paraná, onde vários atletas que já fizeram a história da modalidade poderão mostrar suas habilidades com a bola laranja.

O homenageado, Mayr Facci, completou no último dia 8 de abril 85 anos de idade, e certamente será presença constante no Ginásio Borell Du Vernay. Facci, que iniciou sua carreira no basquete com praticamente 18 anos de idade, teve uma projeção meteórica, que em poucos anos o levou a integrar a seleção brasileira, onde disputou duas olimpíadas (Finlândia e Austrália). Radicado em Ponta Grossa desde a década de 60 ele guarda a sete chaves em sua residência, na região periférica da cidade, as lembranças de anos de glória, que o tornaram uma referência histórica do basquete paranaense. Um dos chavões do ídolo, que leva uma vida pacata no Rancho Dallas, onde mora com a esposa e filhos, é a de que o esporte lhe proporcionou uma vida de muitos conhecimentos e amizades, muitas delas mantidas até os dias de hoje. “O esporte enobrece o homem, e ajuda a formar o caráter de quem o pratica”, sentencia Mayr Facci, que não se cansa de enaltecer os frutos que colheu através do basquete.

O XIV Torneio Mayr Facci conta com o apoio da Associação Paranaense de Basquete Master, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Liga Desportiva de Ponta Grossa e Colégio Sepam. A rodada inicial da competição está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (27/4), com a realização de cinco partidas, todas no Ginásio Borell Du Vernay. No sábado os jogos iniciam às 9h, e no domingo às 10h. Na segunda-feira a competição ainda reserva dois jogos, válidos pela decisão de medalhas da categoria 35 a 49 anos.

No domingo o evento terá seu jantar de confraternização, onde serão feitas as entregas de premiações de três categorias. A solenidade acontecerá nas dependências do Clube Guarani, situado na Vila Estrela. Segundo a organização, o feriado prolongado dificultou a formação de mais equipes para a disputa do torneio, mas nem por isso ele deixará de ter o mesmo brilho e o mesmo saudosismo dos anos anteriores.