Quando Chile e Portugal se enfrentarem nesta quarta-feira em uma das semifinais da Copa das Confederações, haverá um peculiar “duelo” nos bancos de reservas: Pizzi x Pizzi. Os portugueses contam no seu elenco com o atacante Luis Alfonso Fernandes, que adotou o apelido “Pizzi” desde criança, quando o agora técnico da seleção chilena, Juan Antonio Pizzi, jogava pelo Barcelona.

continua após a publicidade

“Quando eu era pequeno, ele jogava pelo Barcelona (1996-98) e estava no melhor momento de sua carreira. Quando eu comecei a anotar muitos gols, começaram a dizer ‘Pizzi”, lembrou Fernandes. “Gostaria de lhe dar um abraço, mas a verdade é que quero que o Pizzi português seja o que avance à final”.

continua após a publicidade

Fernandes, de 27 anos, joga pelo Benfica, onde marcou dez gols na temporada passada, mas tem atuado pouco na Copa das Confederações. Ele ficou de fora das duas primeiras partidas e entrou durante o triunfo por 4 a 0 sobre a Nova Zelândia na rodada final da fase de grupos. O atacante também não deve ser titular nesta quarta-feira, quando Portugal e Chile vão se enfrentar em Kazan.

continua após a publicidade

O argentino Pizzi se aposentou como jogador em 2002 e três anos depois começou uma carreira de treinador, tendo passagem por oito clubes, como Valencia e Universidad Católica. Em janeiro de 2016, assumiu a seleção chilena, tendo faturado a Copa América Centenário meses depois.

“Me informei que quando ele estava começando a jogar, lhe fizeram a pergunta se tinha relação familiar comigo e disse que não era assim, e explicou que o tinham batizado futebolisticamente com esse nome”, disse o treinador Pizzi. “Uma vez nos cruzamos em uma entrevista de rádio para um órgão espanhol e pude saudá-lo, mas faz muito tempo e é claro que gostaria de cumprimentá-lo porque eu tenho carinho por ele por usar o meu nome”.