Em retorno, Justin Gatlin vence 100 metros com 10s24

O velocista norte-americano Justin Gatlin venceu em seu retorno às pistas de atletismo, quatro anos após ser suspenso por doping. Campeão olímpico em 2004 e mundial em 2005, ele ganhou nesta terça-feira os 100 metros no Meeting de Rakvere, na Estônia, com o tempo de 10s24, um pouco na frente de seu compatriota J-Mee Samuels (10s31), segundo colocado.

Nas eliminatórias de sua primeira competição após a suspensão, também disputada nesta terça-feira, Gatlin já havia sido o mais rápido ao fechar com o tempo de 10s34. Sua próxima competição será o Meeting de Tallinn, também na Estônia, em 8 de agosto.

Em 2006, Gatlin chegou a igualar o então recorde mundial do jamaicano Asafa Powell ao correr em 9s77, mas a sua marca foi cancelada posteriormente devido à confirmação do doping, por excesso de testosterona no organismo. Assim, acabou também suspenso por quatro anos.

Embora o tempo do norte-americano não tenha sido dos mais expressivos nesta terça-feira, a vitória demonstra que Gatlin pode recuperar um lugar de destaque no atletismo. Em entrevista coletiva concedida na segunda, ele afirmou que o seu objetivo é ter um bom desempenho nos Jogos olímpicos de Londres, em 2012.