Em jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro, Santos e Cruzeiro vão se enfrentar pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, às 19h30 desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em busca de recuperação quando iniciam uma série de nove partidas em agosto, já que ambas as equipes também estão envolvidas na disputa da Copa Libertadores.

continua após a publicidade

Quem está em pior situação na temporada é o Santos, 17º colocado no Brasileirão, com 16 pontos somados em 15 jogos, um a menos do que a maioria das equipes do torneio por causa do adiamento de uma partida contra o Vasco. O baixo aproveitamento ao longo do ano resultou na demissão do técnico Jair Ventura, substituído por Cuca, que vai assumir um time na zona de rebaixamento e que soma uma derrota e três empates após a Copa do Mundo.

continua após a publicidade

Depois de passagem ruim pelo Santos em 2008, o treinador vai reestrear pelo clube contra o Cruzeiro, comandado por Cuca entre 2010 e 2011. “Não faria sentido treinar o time e assistir nas tribunas. Se já estou com o elenco, vou ao jogo. Temos a ambição de passar de fase. São equipes iguais. Quando se dirige um time grande, a qualquer momento as coisas podem mudar. Vamos acreditar, pouco a pouco resgatar a confiança. Tem de ter paciência e persistência”, afirmou o técnico.

continua após a publicidade

Se o treinador é uma novidade, o elenco do Santos é o mesmo que vem atuando. O atacante paraguaio Derlis González assinou contrato nesta terça-feira, portanto um dia depois do fim do prazo de inscrições para a Copa do Brasil. Porém, o meio-campista uruguaio Carlos Sánchez, anunciado no dia 23, e o meia costarriquenho Bryan Ruiz, oficializado no dia 11, também não foram inscritos. Machucados, o atacante Eduardo Sasha e o zagueiro Lucas Veríssimo são desfalques certos, enquanto Rodrygo se recuperou de pancada no tornozelo e será titular.

“O Santos vive um momento de instabilidade, perdeu também o último jogo, com troca de treinador. Toda mudança gera desconforto no início. Mas, temos de chegar e apresentar nosso futebol, e tentar fazer um bom resultado neste primeiro jogo”, disse o volante cruzeirense Lucas Silva.

O Cruzeiro, por sua vez, vive turbulência recente. O time comandado por Mano Menezes ganhou moral com a torcida por causa de goleadas aplicadas sobre Vasco e Universidad de Chile, além de vitória sobre o Racing, que garantiu o primeiro lugar do Grupo E da Copa Libertadores. Duas recentes derrotas seguidas pelo Brasileirão, porém, para São Paulo e Corinthians, deixaram a equipe mineira em oitavo lugar após 16 rodadas, com 24 pontos, dez a menos do que o Flamengo, o líder do torneio.

Contra o São Paulo, Mano poupou os meias Robinho e Thiago Neves, que estarão de volta contra o Santos. Assim, Mancuello e Rafinha devem perder os lugares na equipe. Lucas Silva disputa posição no time titular com o volante argentino Ariel Cabral.