Em evento-teste, Cesar Castro garante vaga para Rio-2016 nos saltos ornamentais

O brasileiro Cesar Castro garantiu neste domingo uma vaga para disputar a prova individual de saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. O atleta de 33 anos ficou com a 16.ª posição na fase preliminar do trampolim de três metros na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, evento-teste para as Olimpíadas, realizado no Parque Aquático Maria Lenk.

Na competição, os 18 primeiros colocados se classificaram para os Jogos. Cesar Castro registrou 400,25 pontos e passou à semifinal da Copa do Mundo. Experiente, ele tem no currículo a participação em três Olimpíadas, além de medalhas em dois Pan-Americanos: prata no Rio (2007) e bronze em Guadalajara (2011).

O primeiro lugar na preliminar deste domingo ficou com o francês Matthieu Rosset (464,85 pontos), seguido do mexicano Rommel Pacheco (463,15) e do italiano Andrea Chiarabini (449,05). Outro brasileiro na disputa, Ian Matos, somou 343 pontos e terminou na 39.ª posição.

Outros 12 atletas conquistaram vagas para o Rio-2016 no último Mundial dos Esportes Aquáticos, em agosto do ano passado, em Kazan, na Rússia. Na ocasião, Cesar Castro ficou em 14.º lugar, com 430 pontos, e chegou a ser anunciado como dono da 12.ª vaga em função da exclusão de lugares ocupados por vencedores continentais, que pela regra também estão automaticamente classificados. No entanto, isto não se confirmou e ele teve que buscar a vaga na Copa do Mundo.

A semifinal do trampolim de três metros masculino acontecerá nesta segunda-feira, com início previsto para as 16h15. O dia também terá Luana Lira e a veterana Juliana Veloso nas eliminatórias individuais dos três metros feminino.

Voltar ao topo