Em debate os jogos oficiais

Nesta quarta-feira acontece, em Curitiba, o Encontro Estadual de Dirigentes Esportivos, que irá apresentar o lançamento dos Jogos Oficiais do Paraná 2004. O encontro promovido pelo governo do Estado apresentará a representantes de mais de 200 municípios do Paraná e federações, as principais alterações do regulamento dos jogos e a votação dos municípios-sedes para o ano que vem.

Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, a principal mudança em relação aos jogos do ano passado é que hoje o atleta precisa ter um vínculo de identificação com o município. “O atleta precisa ser eleitor do município ou estar inscrito em alguma escola, clube ou federação da cidade para poder representá-la nos jogos”, explica. Desta forma, a nova política esportiva praticada pelo governo do Estado, concretiza o vínculo do esporte com a educação, proporcionando aos estudantes mais uma forma de inclusão social. A nova política esportiva do Estado é uma das formas de manter os jovens na escola e afastá-los das drogas e da criminalidade.

Já o presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão e jornalista Firmino Dias Lopes, acredita que o vínculo formado entre atletas e o município formalizam o desenvolvimento após o término das competições. “Antigamente nós perdíamos o contato com os atletas que se desligavam da prática esportiva depois dos jogos. Agora nós tempos um trabalho muito mais duradouro e eficiente para lançar os futuros medalhistas paranaenses”.

Voltar ao topo