A seleção brasileira feminina de vôlei não resistiu ao maior volume de jogo dos Estados Unidos e perdeu por 3 sets a 1 para as americanas, atuais campeãs mundiais e favoritas ao ouro, em sua segunda partida nos Jogos Olímpicos de Londres.

Os Estados Unidos foram superiores tanto na parte defensiva quanto no ataque, com exceção do terceiro set, quando o time brasileiro aumentou o ritmo e cometeu menos erros.

Com atacantes muito altas, as americanas deram trabalho ao bloqueio brasileiro, que chegou atrasado em diversas oportunidades.

Destinee Hooker, velha conhecida da torcida brasileira por ter atuado no país na temporada passada da Superliga, pelo time do Osasco, marcou 23 pontos, e foi a maior pontuadora da partida, seguida por Jordan Larsson e Logan Tom.

A vitória americana confirma o ótimo momento da equipe, campeã das três últimas edições do Grand Prix.

O passe do Brasil não estava bom, o que dificultava o levantamento, e, consequentemente, o ataque da equipe nacional. Os gritos da líbero Fabi davam mostras do nervosismo da equipe brasileira, que sofreu com erros sucessivos.

A equipe americana foi agraciada com os diversos erros cometidos pelas brasileiras, e em certos momentos não precisou nem se esforçar no passe, já que o Brasil jogava bolas de graça para o lado americano.

No primeiro set de partida, sem anotar nenhum ponto de bloqueio, os Estados Unidos venceram por 25 a 18. No segundo set, a vantagem aumentou e as americanas fecharam por 25 a 17.

Apenas no terceiro set que a equipe brasileira reagiu, travando uma disputa muito acirrada com as americanas. A ponteira Paula Pequeno teve destaque pelo lado do Brasil, com ataques muito potentes. Com o aproveitamento do Brasil aumentando, foi a vez da equipe americana mostrar nervosismo e cometer erros.

 

O Brasil chegou a abrir vantagem no começo do set, com 8 a 3, mas deixou os Estados Unidos encostarem no placar. No momento decisivo, com o jogo empatado por 21 a 21, a meio de rede Fabiana fez um ataque incrível e depois conseguiu um bloqueio, fechando o set para o Brasil pelo placar de 25 a 22.

 

A reação brasileira parou no quarto set, e com ótimas atuações de Hooker e Larsson, os Estados Unidos fecharam o set por 25 a 21, selando a primeira derrota do Brasil no vôlei.

Na próxima rodada do Grupo B, o Brasil enfrenta a equipe da Coreia do Sul, na quarta-feira, às 18h (horário de Brasília).

Ficha técnica

EUA: Larsson (18), Harmotto (5), Tom (12), Akinradewo (9), Hooker (23), Berg (3).

Brasil: Fabiana (10), Paula Pequeno (10), Thaisa (11), Jaqueline (2), Fernandinha (3), Sheila (15) e Fabi (líbero), Adenizia (2), Tandara (2), Fernanda Garay (9).

Árbitros: Akihiko Tano (JAP) e Andrey Zenovich (RUS).