Em busca de verba, Coxa está perto de vender “jóias”

Bomba no Alto da Glória! O Coritiba está prestes a negociar o zagueiro Henrique e o atacante Keirrison com o Palmeiras. Sem dinheiro em caixa, essa poderá ser a solução do Alviverde para quitar os salários atrasados, já que cerca de R$ 15 milhões podem entrar nos cofres do clube. Ontem mesmo, Júlio Mariz, presidente da Traffic, empresa de marketing esportivo, veio para a capital paranaense negociar com os representantes dos atletas e com a diretoria do Coxa. O meia Pedro Ken, outro desejo acalentado pelos paulistas, deverá ser segurado por mais uma temporada no Alto da Glória.

?Até agora, ninguém nos procurou. A informação que nós temos é que eles estão em Curitiba?, disse Edison Mauad, diretor de futebol do Coritiba. No entanto, ele diz que não irá participar de nenhuma negociação para perder duas de suas estrelas para o Palmeiras. ?Isso é com o presidente. A minha função e a do Xavier (Tonico, coordenador de futebol) é fazer time e quem vende é o presidente. Em 30 anos, eu nunca vendi um jogador?, destaca. O problema para segurar craques como Henrique e Keirrison, segundo o dirigente, é que o clube está quebrado. ?Não foram pagos os salários de novembro e dezembro?, lamenta.

Sem dinheiro em caixa para quitar salários atrasados, a saída pode ser repassar os dois para o Palmeiras, que também tem interesse no meia Pedro Ken. Segundo apurou o Paraná-Online, Júlio Mariz, presidente da agência de marketing esportivo, já está negociando com a Massa Sports, empresa que representa os dois jogadores. O intermediário em Curitiba seria o empresário Sérgio Malucelli, presidente do Iraty e sócio do técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo. A reportagem tentou um contato com Naor e Marquinhos Malaquias, mas nenhum dos dois atendeu o telefone.

Já o presidente do Coxa, Jair Cirino dos Santos, após prestigiar a posse da nova diretoria do Paraná Clube ontem à noite, disse que foi contatado por empresários, mas não pôde atender porque estava em reunião com a sua diretoria e depois iria até a sede do Tricolor. ?Não sei qual é a proposta e nem quais jogadores seriam envolvidos?, disse. Segundo ele, a intenção é montar uma equipe forte e mesmo que algum atleta seja vendido poderá permanecer no Alto da Glória. Um contato entre Cirino e Mariz deve ser programado para hoje.

Apesar do presidente coxa deixar tudo no condicional, o clube parece estar preparado para perder Henrique, Keirrison e até Pedro Ken. Nenhum deles vai jogar amanhã contra o Iraty. O clube mantém a busca por um meia de ligação e um atacante de área, e ainda apresenta hoje o experiente Thiago Gosling, que deverá formar a futura zaga alviverde com Jéci. Do Palmeiras, além de dinheiro ainda poderiam vir jogadores como os atacantes Enílton e Osmar.

Técnico critica atropelo no Paranaense

Contratado já com a temporada em andamento, o técnico Dorival Júnior está sentindo na pele a desorganização e o inchaço do Campeonato Paranaense. Ao contrário da maioria das competições estaduais pelo País, aqui o Coritiba é obrigado a estrear com poucos treinamentos, sem um elenco definido e já sofrendo a pressão por ir bem, após conquistar a Segundona do ano passado. ?É uma estupidez começar um campeonato com apenas seis dias de uma apresentação e colocando jogadores com a obrigação de se fazer resultados e sem a possibilidade de prepará-los para um ano tão complicado como o que nós teremos?, disparou.

Por isso, o treinador chegou a declarar que a opção seria poupar alguns jogadores, como o zagueiro Henrique, o meia Pedro Ken e o atacante Keirrison. Na verdade, eles estavam fora do time porque estavam sendo negociados. ?Temos que colocar alguns deles até precipitando alguma situação, para que tenhamos uma equipe que possa fazer uma grande abertura de campeonato?, justificou o treinador. Sem os três, Júnior praticamente definiu a formação que irá estrear contra o Iraty, às 20h30 de amanhã, no Couto Pereira.

As novidades são o volante Dirceu e o meia Renatinho. No entanto, o treinador poderá optar por Marlos no lugar de um volante, para deixar a equipe mais criativa. Após três trabalhos seguidos testando formações, Júnior comanda um trabalho tático e já deverá definir quem joga. A provável equipe deverá ter Edson Bastos; Gilberto Flores, Jéci, Felipe e Ricardinho; Careca, Rodrigo Mancha, Dirceu e Renatinho; Dinei e Hugo.

Coxa atende Dorival e vai se reforçando

Marcelo Campos/Vipcomm
Rubens Cardoso, 31 anos, ex-Inter, chega para suprir a carente lateral esquerda.

Na semana de estréia no Campeonato Paranaense, o Coritiba começa a acelerar o ritmo das contratações a pedido do técnico Dorival Júnior. Depois do lateral-direito Dick, ontem a diretoria alviverde confirmou a chegada do lateral-esquerdo campeão mundial pelo Internacional Rubens Cardoso e do zagueiro Thiago Gosling, que vem do Flamengo. O clube ainda vai atrás de mais um meia de ligação e um atacante de área após garantir a permanência do volante Douglas Silva por mais dois anos.

De acordo com o coordenador de futebol Tonico Xavier, as caras novas do Coxa devem realizar os exames médicos de praxe hoje e, se tudo der certo, assinar contrato e já começar a treinar no CT da Graciosa. A contratação deles faz parte do desejo do treinador do Coritiba de completar o elenco com bons atletas nas posições mais carentes. ?Num primeiro momento, precisamos de mais um lateral-esquerdo, um homem de ligação, um atacante de área e mais algumas funções como um zagueiro para que, depois, você pudesse fazer uma avaliação com mais tempo de trabalho?, justificou Júnior.

O lateral pedido é Rubens Cardoso, dispensado pelo Colorado no final do ano passado. Aos 31 anos, o paulistano de 1,78 metro passou por Guarani, Santos, Grêmio, Palmeiras, Atlético/MG e Internacional antes de vir para o Alto da Glória. No Galo, se destacou marcando 16 gols em dois anos e no Inter marcou história ao participar da conquista do Mundial sobre o Barcelona. No ano passado, perdeu espaço no clube gaúcho e não renovou contrato. Junto com ele, chega também o zagueiro Thiago Gosling, 28 anos, do Flamengo, com passagens pelo Cruzeiro, Fluminense e Genoa.

Se tudo der certo, o Alviverde poderá apresentar para a imprensa esses dois e mais Dick ainda hoje. Quem não precisa de apresentações é o volante Douglas Silva, que após um pequena polêmica envolvendo a renovação acertou a permanência no Alto da Glória. ?Quando o Mauad (Edison, diretor de futebol) ganhou as eleições a gente já tinha encaminhado o acordo?, disse Claudiomiro Santiago, procurador do atleta. Segundo ele, o jogador foi procurado por outros clubes, mas a preferência era a renovação e a reapresentação só aconteceu ontem porque Douglas estava resolvendo problemas particulares.

Enquanto isso, o volante Veiga espera uma contraproposta da diretoria para saber se continua ou não. Como está treinado e faz parte dos planos de Dorival Júnior, a renovação deverá sair nas próximas horas.

Fora de forma, Nascimento é dúvida no Iraty

O veterano volante/zagueiro Reginaldo Nascimento é a principal dúvida do técnico Lopes Júnior para escalar o Iraty para a partida de amanhã contra o Coritiba. De acordo com ele, o jogador chegou no final de dezembro e ainda não está no ritmo do restante do elenco, que iniciou a pré-temporada em dezembro. ?Vamos ver como ele reage fisicamente. Não sei ainda se ele vai ser aproveitado como zagueiro ou volante e vamos definir amanhã (hoje)?, diz o treinador. No mais, o comandante do Azulão aposta num bom início de temporada. ?Está tudo tranquilo, estamos trabalhando nesse início de temporada e ainda estamos fazendo algumas experiências?, aponta. Segundo ele, como as inscrições vão até o final da primeira fase, outros jogadores devem chegar e um meia de ligação continua sendo a prioridade.

Voltar ao topo