Aos 20 anos, Hugo Calderano já é o brasileiro com os maiores feitos no tênis de mesa. Nesta quinta-feira, ele aparece no 21.º lugar do ranking mundial da modalidade, divulgado sempre no dia 1.º de cada mês. Nunca um brasileiro havia ido tão longe na lista.

continua após a publicidade

No mês passado, Hugo conseguiu o melhor resultado do Brasil na história do circuito mundial, ficando com o vice-campeonato no Aberto da Áustria, em Linz. Novamente, nunca antes um mesa-tenista brasileiro havia chegado tão longe em um torneio deste nível, comparável, no tênis, com um Masters 1.000.

continua após a publicidade

Depois, na semana seguinte, Calderano, jogando com Tsuboi, ganhou o título de duplas do Aberto da Suécia, também um evento de nível Major. De novo: o resultado foi o melhor da história do Brasil no circuito, desta vez em duplas. Não há, entretanto, um ranking separado de simples no tênis de mesa.

continua após a publicidade

Com esses resultados em outubro, Calderano ganhou 10 posições no ranking, que também tem Gustavo Tsuboi em 83.º e Cazuo Matsumoto em 92.º lugar. Tsuboi chegou a ser Top 40 durante todo o ano de 2014, mas nunca passou do 36.º lugar, então melhor posição de um brasileiro.

Nesta quinta-feira, Calderano aparece como segundo melhor mesa-tenista no ranking sub-21, atrás apenas do chinês Zhendong Fan, que lidera esse ranking e é o segundo entre os adultos. No Rio-2016, o brasileiro caiu nas oitavas de final, repetindo o que Hugo Hoyama fez em 1996, em Atlanta.