Garantido na Série A de 2013, o primeiro passo do Atlético é manter seus principais jogadores para, depois, organizar a lista de reforços. Segundo a diretoria, a venda de atletas com contrato longo, e que estão entre titulares e reservas imediatos, está descartada. O planejamento é trazer pelo menos cinco novos jogadores, mas com tarimba de elite. Apenas a posição de goleiro não deve entrar na lista das novas contratações.

continua após a publicidade

Dos 42 jogadores que estão no elenco profissional, seja participando ativamente ou apenas relacionados esporadicamente, apenas oito não têm contrato longo e encerram seus vínculos este ano. Nesta lista estão o meio-campo Paulo Baier, os laterais-direito Maranhão e Gabriel Marques e o lateral-esquerdo Wellington Saci, além dos zagueiros Luiz Alberto, Alex Moraes e Naldo e o meio-campo Henrique.

Ainda que o planejamento só comece hoje, o vice-presidente de futebol, João Alfredo Costa Filho, afirmou logo após o empate contra o Paraná Clube que a primeira surpresa viria nesta semana. Há um desejo de internacionalizar o elenco, com o Furacão fazendo propostas a jogadores que estão no futebol europeu, em clubes de menor expressão, e em crise, e que podem aparecer como bom negócio.

Outra expectativa fica por conta da renovação de contrato de Paulo Baier. O vínculo do meio-campo encerra no final de dezembro, mas ele já expressou o desejo de seguir no Furacão ano que vem para encerrar a carreira por aqui. A decisão está nas mãos do presidente Mário Celso Petraglia, que vai tratar pessoalmente do futuro do jogador.

continua após a publicidade

Existe também a possibilidade de jogadores serem negociados. Com um bom segundo turno na Série B, o elenco rubro-negro virou vitrine e as primeiras sondagens começaram mesmo antes de a Segundona acabar. O zagueiro Manoel e o volante Deivid lideram a lista das especulações.