Em 2013, diretoria do Furacão quer internacionalizar elenco

Garantido na Série A de 2013, o primeiro passo do Atlético é manter seus principais jogadores para, depois, organizar a lista de reforços. Segundo a diretoria, a venda de atletas com contrato longo, e que estão entre titulares e reservas imediatos, está descartada. O planejamento é trazer pelo menos cinco novos jogadores, mas com tarimba de elite. Apenas a posição de goleiro não deve entrar na lista das novas contratações.

Dos 42 jogadores que estão no elenco profissional, seja participando ativamente ou apenas relacionados esporadicamente, apenas oito não têm contrato longo e encerram seus vínculos este ano. Nesta lista estão o meio-campo Paulo Baier, os laterais-direito Maranhão e Gabriel Marques e o lateral-esquerdo Wellington Saci, além dos zagueiros Luiz Alberto, Alex Moraes e Naldo e o meio-campo Henrique.

Ainda que o planejamento só comece hoje, o vice-presidente de futebol, João Alfredo Costa Filho, afirmou logo após o empate contra o Paraná Clube que a primeira surpresa viria nesta semana. Há um desejo de internacionalizar o elenco, com o Furacão fazendo propostas a jogadores que estão no futebol europeu, em clubes de menor expressão, e em crise, e que podem aparecer como bom negócio.

Outra expectativa fica por conta da renovação de contrato de Paulo Baier. O vínculo do meio-campo encerra no final de dezembro, mas ele já expressou o desejo de seguir no Furacão ano que vem para encerrar a carreira por aqui. A decisão está nas mãos do presidente Mário Celso Petraglia, que vai tratar pessoalmente do futuro do jogador.

Existe também a possibilidade de jogadores serem negociados. Com um bom segundo turno na Série B, o elenco rubro-negro virou vitrine e as primeiras sondagens começaram mesmo antes de a Segundona acabar. O zagueiro Manoel e o volante Deivid lideram a lista das especulações.